Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Com redução na produtividade, colheita do trigo chega a 95% da área total cultivada no Estado

por Ricardo Silva

A última semana foi caracterizada pelo predomínio de tempo seco no Estado. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, nas regiões em que houve precipitações o volume foi muito baixo e não interferiu na colheita do trigo, que já chega a 95% da área total cultivada no Rio Grande do Sul.

Na região de Santa Rosa, a colheita já foi finalizada, favorecida pelo tempo seco e ensolarado que apressou a maturação das lavouras de trigo. A produtividade média é de 1,5 ton/ha, redução estimada em 50%. As lavouras que não foram prejudicadas pelas geadas de agosto apresentaram produtividade dentro da expectativa, superando as 3,6 ton/ha, com ótima qualidade e valoração, trazendo boa rentabilidade aos produtores.

Estiagem

Preocupada com a estiagem, que tem provocado prejuízos na cultura do milho e deixado apreensivos os produtores de soja e de feijão do Rio Grande do Sul, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) reuniu-se com a Emater/RS-Ascar para discutir sobre os reflexos da estiagem sobre as culturas nesta quinta-feira (12).

De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, também foram discutidos temas como o programa de irrigação, o Proagro, o Troca-Troca de Sementes de Milho e a alimentação do rebanho leiteiro.

“Apresentamos nossa atuação permanente na busca pela agilidade dos processos e na orientação mais adequada aos produtores, que estão apreensivos, visto que o milho, tanto grão como silagem, registra perdas irreversíveis e já consolidadas, em especial na faixa entre as regiões Noroeste para a Nordeste do Estado, onde a cultura foi primeiro implantada”, explicou.

No caso da soja, que segue em implantação no RS, é grande a ansiedade e a tensão por parte dos produtores em função da falta de chuvas sobre o Estado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais