Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Planejamento forrageiro garante a nutrição dos rebanhos durante todo o ano

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Fazer um bom planejamento forrageiro para que os animais tenham oferta de alimento durante todo o ano, é um dos temas que vem sendo destacado pelos técnicos da Fábrica de Rações e Captação de Leite da Coasa. Os cenários provocados pela estiagem, neste ano em específico, fomentam ainda mais essa necessidade, pois há situações de pouco - ou de nenhum pasto e também de pouca silagem.

A recomendação, neste momento, são as plantas precoces ou de ciclo médio, que podem ser semeadas como pastagem de inverno ou para a produção de silagem. Entre os materiais indicados estão o trigo de pastejo Lenox e a aveia preta BRS 139, que podem ser semeados a partir da segunda quinzena do mês. Uma outra opção é a aveia AF 1340 de ciclo mais tardio, específica para pastejo, que pode ser plantada em consórcio com o azevém.

O centeio é outro material precoce indicado, sendo que este apresenta qualidade e produtividade superiores às aveias. A época de plantio vai da metade de março até junho. Já conhecido e aprovado pelos associados, o trigo Energix também está na lista de indicações sendo este voltado à silagem. Além disso, há o triticale com a opção de sementes com tratamento industrial e uma grande variedade de azevéns.

Todos os materiais revertem-se em opções nutritivas para o rebanho, seja para o pastejo como para a produção de silagem, com avaliações positivas dos técnicos e dos produtores. Características como rendimento, digestibilidade, produção de matéria seca por hectare, são quesitos observados, além da relação custo x benefício. Para facilitar a decisão dos associados, a Coasa está ofertando condições diferenciadas para a aquisição de material forrageiro, até a próxima terça-feira, 15/03. A sugestão é para que os produtores busquem mais informações em suas unidades e aproveitem as condições de aquisição com parcelamento para maio, junho e julho.

: Divulgação/Coasa

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais