Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Coasa forma turma de jovens aprendizes cooperativos do campo

por Rudimar Galvan

Cerimônia aconteceu na sexta-feira, 04/11

Formandos COASA
Foto: Divulgação/Coasa

Uma turma de 16 jovens, que participaram do curso Aprendiz Cooperativo do Campo no período de abril de 2021 a outubro deste ano, receberam seus certificados na noite de sexta-feira, 04/11. A cerimônia de formatura aconteceu no Restaurante Cantinas, com a presença dos gestores da cooperativa e também com representantes da Coopater e do Sistema Sescoop. O protocolo iniciou com palestra de José Azambuja, vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul. Ele falou sobre a sucessão rural, um dos pontos que é trabalhado no curso.

O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo oferece uma proposta inovadora, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção, como propriedades rurais, dias de campo, feiras, exposições e vivências dentro da cooperativa. O curso tem duração de um ano e oito meses. São cerca de 550 horas de aulas teóricas e 550 horas de aulas práticas. Os jovens participantes além das disciplinas curriculares têm a oportunidade de se profissionalizar para a gestão de pequenas e médias propriedades rurais.

Em resumo, o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo é um curso de aprendizagem em atividades agropecuárias, registrado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, que busca qualificar os jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais. O participante, além de não pagar nada pelas aulas, recebe um valor como ajuda de custo. Paralelamente ao término desta turma, a cooperativa iniciou em outubro as aulas para o novo grupo, que contempla 22 alunos.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais