Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Coasa reúne associados para atualizar informações sobre as principais culturas de inverno

por Rudimar Galvan

O Seminário das Culturas de Inverno foi realizado nesta quinta-feira, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Água Santa

O debate sobre as tendências e as tecnologias dos sistemas de produção para cereais de inverno foi o objetivo do seminário realizado pela Coasa nesta quinta-feira, 05/05, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Água Santa. Os associados tiveram a oportunidade de estar em contato com os principais obtentores de cultivares que estão disponíveis para a região nesta safra. Foi o momento de conversar com as empresas para tirar dúvidas sobre os materiais, buscar posicionamentos técnicos e fazer os ajustes necessários para, em seguida, focar na implantação das lavouras. 

Todos os aspectos do planejamento, visando as altas rentabilidades com as culturas de inverno, foram trabalhados no evento, que teve a presença de fornecedores e parceiros da cooperativa. “O seminário foi pensado muito além das culturas em si, tratou do sistema de inverno como um todo: solo, calagem, correção, enfim, todo o planejamento da propriedade para o inverno”, avaliou João Fernando Tibola, gerente comercial da Coasa.  Os presentes também puderam acompanhar dois momentos de troca de conteúdo: as palestras de Fabiano Paganella e de Arno Costa Beber. 

Fabiano Paganella, engenheiro agrônomo da Plantec de Vacaria, falou sobre o como construir um solo capaz de alcançar altas rentabilidades. Apresentou aos associados o seu olhar, enquanto produtor, para o sistema produtivo de grãos. Além disso, apresentou exemplos e observações realizadas ao longo dos anos no manejo do solo, oferecendo dicas de como construir um solo para altas produtividades e garantir a rentabilidade mesmo em anos de dificuldade.

Já Arno Costa Beber, presidente da Apassul - Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul, dividiu com os cooperados um pouco de sua trajetória, contando exemplos de sucesso e aprendizado ao longo de sua trajetória. Falou sobre os cuidados com o solo e com a propriedade como um todo. Ainda, revelou desafios enfrentados diariamente, na busca de qualidade em todos os serviços dentro da propriedade de forma a  garantir boas rentabilidades e ótimas produtividades.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais