Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Pesquisadores da Secretaria da Agricultura lançam nova cultivar de feijão

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Pesquisadores do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa da Agricultura Familiar (Ceafa) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), localizado em Maquiné, lançaram uma nova cultivar de feijão: a RS Centenário. Trata-se de uma oportunidade de diversificação para os produtores, principalmente os pequenos e médios.

“Foi uma homenagem aos cem anos de pesquisa agropecuária estadual, em especial ao trabalho da extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro)”, conta o melhorista do Ceafa Juliano Garcia Bertoldo. A nova cultivar de feijão pertence ao grupo comercial rajado, que apresenta alto valor agregado, com preço maior no mercado.

Conforme Bertoldo, foram 11 anos de pesquisa. “Iniciou-se em 2007, quando foi feita a primeira seleção, e terminou em 2018 com os testes de Valor de Cultivo e Uso (VCUs). Também participaram do estudo os melhoristas Juarez Fernandes de Souza e Guido Renato Sander (in memoriam)”, destaca.

A RS Centenário é uma melhoria em relação a cultivar Iraí, também rajada. “Dentro do grupo rajado, a produtividade média apresentada pela RS Centenário, de 1.685 quilos por hectare, pode ser considerada elevada”, pontua Bertoldo.

O cultivo é indicado para os diversos sistemas preconizados pela pesquisa oficial para a cultura do feijão no Rio Grande do Sul, nos períodos de safra e safrinha, em lavouras de sequeiro ou irrigadas, em plantio direto ou convencional, solteiro ou consorciado, convencionais ou orgânicos.

A cultivar RS Centenário apresenta a cor de grão rajado como diferencial. “Há uma necessidade de diversificar o consumo de feijão, e essa cultivar, por apresentar um bom rendimento mesmo frente a testemunhas tradicionais e porte mais ereto, pode ser uma excelente opção aos agricultores”, esclarece o pesquisador.

A expectativa na Seapdr é de que nesse ano ocorra registro de mais uma cultivar do grupo comercial preto e outra do grupo comercial carioca.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais