Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Empregadores gaúchos compõem a lista suja da escravidão no Brasil

por Camila Agostini

Novas regras do que é considerado trabalho escravo no Brasil estão em debate

Foto: Reprodução EBC

Uma portaria alterou as regras do que é considerado trabalho escravo no Brasil, país considerado referência mundial no combate à escravidão moderna. De acordo com a última atualização da lista de empresas autuadas por trabalho escravo no país produzida pelo Ministério do Trabalho, são apontadas pelo menos cinco empregadores que operam no Rio Grande do Sul. As propriedades denunciadas são de Lajeado, São Francisco de Paula, Rio Pardo, Caxias do Sul e Doutor Ricardo. Os nomes foram obtidos pelo programa Fantástico, da Rede Globo, e divulgados no domingo, 22/10.

Depois das novas diretrizes, porém, isso pode mudar. A mudança foi condenada pela Organização das Nações Unidas. A Organização Internacional do Trabalho disse que a medida pode interromper a trajetória de sucesso que tornou o Brasil modelo no combate ao trabalho escravo no mundo. O Ministério Público Federal quer a revogação da portaria. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entregou ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ofício onde fala em "retrocesso nas garantias básicas da dignidade humana".

As novas regras também restringiram o acesso à chamada lista suja, o cadastro de empregadores autuados por escravizar trabalhadores. Agora, a lista suja só será divulgada por determinação expressa do ministro do Trabalho.

Os patrões só entram na lista depois que esgotam todos os recursos de defesa, na esfera administrativa. A mais recente atualização da lista já estava pronta, antes de sair a portaria, mas acabou não sendo divulgada. O Fantástico conseguiu, com exclusividade, a nova lista suja, que traz os nomes das 132 empresas. Clique aqui e veja a lista.

Informações: G1 e GaúchaZH

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais