Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

RS registra queda nos índices de criminalidade no mês de maio

por Taliane Radaelli

Confira o levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública do Estado

Foto: Reprodução/Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

O mês de maio foi marcado por quedas históricas dos índices de mortes violentas no Rio Grande do Sul, segundo levantamento feito pela Secretaria de Segurança Público do Estado (SSP). Além da redução de feminicídios e latrocínios, o mês passado também registrou o menor número de homicídios, desde 2010. Os resultados foram obtidos através do planejamento estratégico implementado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), aliado ao aumento de efetivo nas ruas e realização de operações integradas de enfrentamento ao crime organizado.

Desde 2010, o Rio Grande do Sul não fechava um mês com saldo de homicídios tão baixo. Em maio deste ano, foram 106 vítimas, queda de 20% em relação a maio de 2022. Segundo dados da SSP, em setembro de 2020 o estado registrou 112 homicídios. Já em Porto Alegre, a tendência de queda também foi observada, com 12 casos, totalizando uma redução de 8% em relação a maio de 2022.

Feminicídio

O mês de maio também registrou queda de 50% dos casos de feminicídio no Estado. No último mês, foram cinco, contra 10 em maio de 2022. Das cinco vítimas, apenas uma contava com medida protetiva. Já no acumulado, de janeiro a maio, a queda é de 29%, ante mesmo período do ano passado. Neste período, ocorreram 34 feminicídios contra 48 casos.

Latrocínio

Com relação aos latrocínios, o Rio Grande do Sul fechou o mês de maio, sem nenhum caso computado, totalizando uma redução de 100%. Em maio de 2022, foram cinco latrocínios. Já no acumulado do ano, a diminuição chega a 36%.

Queda recorde de roubo de veículos no RS

Acompanhando a tendência de queda dos índices de criminalidade, maio também foi marcado pela redução histórica de roubos de veículos no RS, chegando a 21%. Ao todo, foram registradas 317 ocorrências contra 401 em maio de 2022. No acumulado, somando os primeiros cinco meses do ano de 2023, a queda é de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Porto Alegre, a diminuição foi de 12% no mês passado.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais