Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Beber cerveja aumenta o número de picadas de mosquitos

por Marco Aurélio Santana

Alguns especialistas alertam que a cerveja pode aumentar o número de picadas dos insetos e, com isso, a chance de infecção por vírus

Foto: Divulgação

O Brasil é um dos países que mais consomem cerveja no mundo, cerca de 70 litros por ano por pessoa. No verão se toma mais, porque para muita gente a estação mais quente do ano "pede" uma gelada. Especialistas alertam, porém, que esta bebida pode aumentar a chance de infecção pelos vírus da dengue, zika, chikungunya e malária.

A bebida aumenta o número de picadas dos insetos hematófagos transmissores de doenças em quem a consome, e, consequentemente o risco da doença.

Em dois estudos sobre o tema se notou um aumento significativo na atração dos insetos. Verificou-se também o estímulo ao voo dos mosquitos, efeito atribuído à dispersão do álcool pelo organismo com presença de etanol no suor. Os autores supuseram que com a cerveja haveria maior produção de cairomônios (as substâncias voláteis emanadas dos bebedores), que atrairia mais mosquitos.

Esses cairomônios e o álcool não são as únicas substâncias que aumentam o número de picadas. Há várias que atraem mosquitos, sendo as mais conhecidas o gás carbônico e o ácido láctico (liberado no suor), e certamente há outras que ocorrem naturalmente no corpo que os repelem.

Enquanto novas pesquisas não são realizadas, algumas medidas simples ajudam a se proteger das picadas dos insetos. Evitar frequentar lugares onde os mosquitos circulam, como regiões próximas a cursos d'água ou jardins ou outras áreas infestadas pelos insetos é uma delas. Não usar roupas escuras quando for necessário ir até esses locais; utilizar repelentes, que devem ser aplicados sobre as roupas e não diretamente sobre a pele; manter a casa com telas, quando viver em áreas infestadas; e quando tiver ingerido bebidas alcoólicas ou no caso das gestantes redobrar os cuidados com os mosquitos são outras medidas que devem ser tomadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais