Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Região busca explicações sobre atraso na liberação de voos no Aeroporto Lauro Kortz

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Governador Eduardo Leite esteve visitando a obra em julho
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Aeroporto Regional Lauro Kortz de Passo Fundo: até quando? Essa é a pergunta que o setor empresarial da região está fazendo. Isso porque o local está com operações paralizadas há meses, em função das obras de melhorias - algumas delas já finalizadas. O Sinduscon - sindicato que envolve o segmento da construção civil, está liderando uma campanha que busca mobilizar a sociedade em torno desta temática e, assim, pressionar o governo, visando a conclusão da reforma.

Leonardo Gehlen, presidente da entidade, lembra que as obras do aeroporto iniciaram em novembro do ano passado, ocasião em que havia a expectativa da liberação da pista para pousos e decolagens - embora no terminal antigo - para maio deste ano. Porém, esse prazo vem sendo adiado mesmo com a construção da nova pista já concluída. "Vemos com preocupação a lentidão e a falta de uma definição concreta sobre este assunto", diz o gestor. Desde o início das obras, as companhias Azul e Gol suspenderam os voos para São Paulo e outros destinos nacionais.

Em julho, o engenheiro responsável pelo projeto explicou para a imprensa regional, que foi feita a pavimentação, drenagem e a sinalização da pista e que com a instalação dos equipamentos de auxílio aos pilotos, que vieram da Itália, a mesma ficaria utilizável, restando a análise e liberação por parte dos órgãos responsáveis pelo setor de aviação. Conforme o profissional, a finalização das outras melhorias, como o terminal de passageiros e a casa de suporte para os aviões, está prevista para o final do ano.

Conforme o gestor, uma equipe da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac realiza nesta semana a vistoria técnica do Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo. Essa vistoria já estava prevista para ocorrer e as equipes analisam, neste momento, as mudanças na infraestrutura do aeroporto, que passa ainda por obras. Esta etapa, segundo a Anac, é fundamental para a sequência que vai liberar o espaço para pousos e decolagens. Oficialmente o aeroporto segue com impedimento de operações até o dia 31 deste mês. Mesmo com uma possível liberação de pista, as obras gerais só devem encerrar no final de dezembro.

O cronograma geral da obra, conforme já divulgado, prevê reformas no pátio das aeronaves, que passará a comportar de quatro a cinco aviões - o dobro da capacidade inicial, e um novo terminal de passageiros, que passará dos atuais 300 metros quadrados para mais de 2 mil metros quadrados, incluindo edificações acessórias. O terminal deve passar de 300 para dois mil metros quadrados, com estimativa de atender de 25 a 30 mil passageiros por mês. Com isso, o Lauro Kortz passará a ser o segundo maior aeroporto do Rio Grande do Sul. Os recursos investidos são oriundos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, com contrapartida de R$ 7,5 milhões do governo do Estado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais