Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Sinplast-RS vence o 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais

por Eduardo Cover Godinho

Projeto vencedor estimula os consumidores a depositarem tampas plásticas de embalagens e xampu para benefício de entidades assistenciais

O presidente do Sinplast, Edilson Luiz Deitos (esq), recebe o prêmio do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi
Foto: CNI

A integração da indústria com a sociedade foi o segredo que levou a iniciativa do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast) a vencer o 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O sindicato ganhou com o projeto que estimula o consumidor final a ser um agente importante na cadeia de reciclagem do plástico. A cerimônia de premiação ocorreu durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), realizado em Brasília.

O projeto vencedor intitulado “Criação de Instituto para a Valorização do Plástico” funciona da seguinte forma: o Sinplast e parceiros estimulam os consumidores a depositarem tampas plásticas de embalagens como de refrigerantes e xampu. A responsabilidade do recolhimento é das entidades. Atualmente, 160 entidades, incluindo a Liga Feminina de Combate Ao Câncer, de Guaporé, participam no projeto que surgiu em 2016.

“Por que a tampinha? Porque é o plástico mais fácil de armazenar, da pessoa levar consigo e ajudar uma entidade assistencial”, explica Edilson Luiz Deitos, presidente do Sinplast.

Segundo ele, o projeto é uma “febre” porque várias entidades replicaram a ideia.

“As entidades já conseguiram tirar R$ 160 mil com esse projeto. Em uma época de crise como essa, o valor é fantástico”, conclui.

Conforme Deitos, o plástico é apontado como o grande vilão mundial.

“Na realidade, o grande vilão são as atitudes incorretas dos usuários finais. Todo esse programa que estamos desenvolvendo e inclusive compartilhando com outros sindicatos brasileiros é com o objetivo de mostrar que o plástico pós-consumo tem seu valor e pode fazer o bem”, ressaltou Deitos, durante a cerimônia.

 

O prêmio

O Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais é uma parceria entre a CNI e as federações estaduais das indústrias para valorizar e promover o compartilhamento de ações dos sindicatos que contribuem para sua sustentabilidade e que gerem valor para as indústrias representadas. Nesta primeira edição foram inscritas 362 boas práticas, que passaram pela etapa estadual em 22 federações. As vencedoras em cada federação foram classificadas para a etapa nacional, dividida em duas fases. Na fase 1, a banca examinadora analisou as 22 boas práticas concorrentes e, dessas, selecionou as seis finalistas. A fase 2 consistiu em uma votação online que contou com mais de 3 mil participantes de todos os sindicatos da indústria.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários