Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Polícia Civil conclui inquérito que apura denúncias contra a marca Fugini

por Taliane Radaelli

Denúncias foram feitas no final do ano passado

Foto: Reprodução/Jornal Correio do Povo

A Polícia Civil de Viamão concluiu, neste sábado, 03/06, o inquérito que apurou denúncias de ‘corpos estranhos’ em embalagens de molho de tomate da marca Fugini. As denúncias ocorreram no fim de dezembro do ano passado,  em Viamão, na região Metropolitana.

Dois sócios, a empresa e um funcionário responsável pelo controle de qualidade foram indiciados por crime contra a relação de consumo. A fábrica funciona na cidade paulista de Morro Alto.

Foram analisadas amostras do molho tradicional da marca, coletadas em três mercados diferentes de Viamão. Segundo o Laboratório Central do Estado, os fragmentos de insetos encontrados ficaram dentro dos valores de referência tolerados pela Anvisa, mesmo assim, o laudo indicou falha ‘nas boas práticas’ da produção.

Já o Laboratório de Patologia do Instituto Geral de Perícias (IPG/RS) apontou que as amostras do molho trazidas pelos consumidores, em embalagens ainda fechadas, continham colônias de fungos e fragmentos de ovos de parasitas, ampliando o risco alimentar.

Os peritos destacaram que, mesmo que o risco de morte seja mínimo, quem ingere um produto com esse tipo de contaminação fica sujeito à ação de toxinas que podem desencadear ou piorar quadros alérgicos, além do risco de infestação do organismo pelo parasita.

Além do indiciamento criminal, a empresa já havia sido notificada administrativamente, no início da investigação, a tomar as providências exigidas pelo Ministério Público e as autoridades de saúde.

A delegada acrescenta ter recebido relatos de casos ocorridos em outras cidades, como Porto Alegre, São Leopoldo, Sapiranga e Dois Irmãos. Ela acredita, ainda, que o número de embalagens irregulares tenha sido subnotificado.

Fonte: Rádio Guaíba de Porto Alegre 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais