Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Aumento na ocupação de leitos justifica novamente a Serra Gaúcha na bandeira vermelha

por Isadora Helena Martins

Decisão do governador Eduardo Leite (PSDB) saiu nesta segunda-feira (30/11), por meio de live nas redes sociais

Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Governo do Estado decidiu que a Serra Gaúcha vai permanecer na bandeira vermelha do modelo de distanciamento controlado. Após quase quatro meses na bandeira laranja, o governador Eduardo Leite (PSDB) não aceitou o recurso da Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). A decisão foi dada em uma live pelas redes sociais nesta segunda-feira (30/11).

Conforme citado no mapa preliminar, a região teve um aumento na quantidade de pacientes hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos últimos sete dias, indo de 95 para 118 internados. Cresceu a ocupação dos leitos clínicos em 31%, passando de 85 para 11 pacientes. Os internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aumentou em 20%, de 79 para 95 pacientes na semana passada.

A capacidade de atendimento da Serra também piorou. O indicador mostra que o percentual de pacientes confirmados com o coronavírus em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, subiu. Foi de 0,82 para 0,60 os leitos de UTI livres para cada ocupado na última semana.

A região apresentou baixa em dois dados do governo estadual. Os registros de hospitalizações para pacientes Covid-19 diminuíram 7% na última semana. Foi de 137 para 128 hospitalizados. O número de óbitos caiu 10% em relação a semana anterior. Foi de 20 para 18 mortes pela doença.

A pasta da Saúde ainda informa que, pela primeira vez, todas as regiões do mapa de distanciamento controlado foram colocadas previamente na bandeira vermelha. Na quinta-feira (26/11), o Estado chegou a 1.183 pacientes hospitalizados por conta do coronavírus e a 775 pessoas internadas em leitos de UTI. Com a manutenção do total de leitos e o aumento de 13% nos pacientes confirmados por Covid-19 internados em UTI, houve nova redução de leitos livres, chegando ao menor nível desde o início do Distanciamento Controlado: 0,67. Houve uma piora em diversos indicadores ao longo da última semana. O número de casos ativos para doença cresceu 13% e ultrapassou a marca de 21 mil pessoas que testaram positivo apenas nesse período.

O governo estadual apenas acatou dois recursos feitos pelas regiões de Cachoeira do Sul e Guaíba. Elas permanecem na bandeira laranja. Com isso, 19 regiões possuem risco epidemiológico alto nesta semana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais