Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Aumento na ocupação de leitos justifica novamente a Serra Gaúcha na bandeira vermelha

por Isadora Helena Martins

Decisão do governador Eduardo Leite (PSDB) saiu nesta segunda-feira (30/11), por meio de live nas redes sociais

Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Governo do Estado decidiu que a Serra Gaúcha vai permanecer na bandeira vermelha do modelo de distanciamento controlado. Após quase quatro meses na bandeira laranja, o governador Eduardo Leite (PSDB) não aceitou o recurso da Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). A decisão foi dada em uma live pelas redes sociais nesta segunda-feira (30/11).

Conforme citado no mapa preliminar, a região teve um aumento na quantidade de pacientes hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos últimos sete dias, indo de 95 para 118 internados. Cresceu a ocupação dos leitos clínicos em 31%, passando de 85 para 11 pacientes. Os internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aumentou em 20%, de 79 para 95 pacientes na semana passada.

A capacidade de atendimento da Serra também piorou. O indicador mostra que o percentual de pacientes confirmados com o coronavírus em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, subiu. Foi de 0,82 para 0,60 os leitos de UTI livres para cada ocupado na última semana.

A região apresentou baixa em dois dados do governo estadual. Os registros de hospitalizações para pacientes Covid-19 diminuíram 7% na última semana. Foi de 137 para 128 hospitalizados. O número de óbitos caiu 10% em relação a semana anterior. Foi de 20 para 18 mortes pela doença.

A pasta da Saúde ainda informa que, pela primeira vez, todas as regiões do mapa de distanciamento controlado foram colocadas previamente na bandeira vermelha. Na quinta-feira (26/11), o Estado chegou a 1.183 pacientes hospitalizados por conta do coronavírus e a 775 pessoas internadas em leitos de UTI. Com a manutenção do total de leitos e o aumento de 13% nos pacientes confirmados por Covid-19 internados em UTI, houve nova redução de leitos livres, chegando ao menor nível desde o início do Distanciamento Controlado: 0,67. Houve uma piora em diversos indicadores ao longo da última semana. O número de casos ativos para doença cresceu 13% e ultrapassou a marca de 21 mil pessoas que testaram positivo apenas nesse período.

O governo estadual apenas acatou dois recursos feitos pelas regiões de Cachoeira do Sul e Guaíba. Elas permanecem na bandeira laranja. Com isso, 19 regiões possuem risco epidemiológico alto nesta semana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais