Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Hemocs fará revisão do protocolo para incluir mulheres no grupo de doadores do plasma convalescente

por Isadora Helena Martins

Entidade também fará teste da Covid-19 em dadores de sangue para ampliar captação de candidatos a doarem o plasma com anticorpos da doença

Foto: Divulgação / Andréia Copini

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) trabalha na revisão do protocolo de possíveis doadores de plasma convalescente, utilizado no tratamento de pacientes com a Covid-19. Atualmente, podem doar apenas homens entre 18 e 60 anos que já passaram pela doença e estejam curados há, pelo menos, 28 dias.

Porém, durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, o diretor-geral da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, Mario Tadeucci, afirmou que a entidade está estudando incluir as mulheres no grupo de doadores. “Está sendo estudado pelos diretores do Hemocs a possibilidade de incluir mulheres para doação do plasma. A partir de amanhã esse protocolo será revisado”, reiterou.

Outra ação do Hemocs para aumentar o número de possíveis doadores do plasma é a inclusão do teste sorológico no protocolo de triagem dos doadores de sangue para identificar quem já teve contato com o coronavírus.  “Esse protocolo entrou em toda a triagem como já é feito para HIV, Sífilis Hepatite. Então incorporamos o teste de IgG para o coronavírus, ou seja, ele detecta se a pessoa já passou a infecção e tem os anticorpos para fornecer o plasma”. Após a realização do teste, o Hemocs entrará em contato com as pessoas que apresentarem resultado positivo para Covid-19.

Tadeucci também destacou a necessidade de doadores de plasma diante da crescente demanda pelo tratamento. “Até então o único que nos contatou foi o Hospital Virvi Ramos Estamos, mas agora estamos tendo contato até mesmo de outras cidades e outros hospitais para a utilização desse tratamento”. Ouça a entrevista completa AQUI. 

Para realizar a doação tanto de sangue quanto de plasma convalescente é preciso entrar em contato com o Hemocs e agendar a coleta pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais