Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Hemocs fará revisão do protocolo para incluir mulheres no grupo de doadores do plasma convalescente

por Isadora Helena Martins

Entidade também fará teste da Covid-19 em dadores de sangue para ampliar captação de candidatos a doarem o plasma com anticorpos da doença

Foto: Divulgação / Andréia Copini

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) trabalha na revisão do protocolo de possíveis doadores de plasma convalescente, utilizado no tratamento de pacientes com a Covid-19. Atualmente, podem doar apenas homens entre 18 e 60 anos que já passaram pela doença e estejam curados há, pelo menos, 28 dias.

Porém, durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, o diretor-geral da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, Mario Tadeucci, afirmou que a entidade está estudando incluir as mulheres no grupo de doadores. “Está sendo estudado pelos diretores do Hemocs a possibilidade de incluir mulheres para doação do plasma. A partir de amanhã esse protocolo será revisado”, reiterou.

Outra ação do Hemocs para aumentar o número de possíveis doadores do plasma é a inclusão do teste sorológico no protocolo de triagem dos doadores de sangue para identificar quem já teve contato com o coronavírus.  “Esse protocolo entrou em toda a triagem como já é feito para HIV, Sífilis Hepatite. Então incorporamos o teste de IgG para o coronavírus, ou seja, ele detecta se a pessoa já passou a infecção e tem os anticorpos para fornecer o plasma”. Após a realização do teste, o Hemocs entrará em contato com as pessoas que apresentarem resultado positivo para Covid-19.

Tadeucci também destacou a necessidade de doadores de plasma diante da crescente demanda pelo tratamento. “Até então o único que nos contatou foi o Hospital Virvi Ramos Estamos, mas agora estamos tendo contato até mesmo de outras cidades e outros hospitais para a utilização desse tratamento”. Ouça a entrevista completa AQUI. 

Para realizar a doação tanto de sangue quanto de plasma convalescente é preciso entrar em contato com o Hemocs e agendar a coleta pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais