Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

As fases de alimentação no pós bariátrico

por Taliane Radaelli

A nossa reportagem conversou com a nutricionista Ana Daniela Carnieletto

Foto: Divulgação

A cirurgia bariátrica é uma das opções apresentadas aos pacientes com obesidade grave e que encontram dificuldade para emagrecer usando de métodos convencionais, como reeducação alimentar e prática regular de exercícios físicos. O procedimento é visto por alguns como estético, porém, exige muita disciplina e preparo por parte do paciente e das pessoas ao seu redor. 

A obesidade não só é uma doença, como contribui para o surgimento de comorbidades, tais como: diabetes, hipertensão, colesterol alto, complicações cardiológicas, entre outras.  Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (2020) apontam que mais da metade da população adulta (60,3%) apresenta excesso de peso. Já a obesidade é parte da vida de 25,9% dos adultos, o que equivale a 41,2 milhões de pessoas. 

A decisão de realizar a bariátrica deve partir do médico e do paciente, buscando equilíbrio entre a restauração e/ou preservação da saúde física e mental. Por isso, o médico conta com o auxílio de psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, que são responsáveis pelo preparo e a reabilitação física e psicológica do paciente. 

Existem diferentes formas de realizar a operação, porém, todas elas consistem em reduzir a capacidade do estômago de receber alimento, o que modifica de forma expressiva o modo de alimentação do paciente. Essa mudança acontece tanto no pré, quanto no pós-operatório com dietas adaptadas de acordo com a fase de tratamento em que a pessoa se encontra.

A nossa reportagem conversou com a nutricionista Ana Daniela Carnieletto, que falou sobre as fases de adaptação do corpo ao longo do tratamento. Confira no vídeo da reportagem!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais