Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Secretaria de Saúde trabalha na ampliação do teleagendamento para consultas médicas

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Imagem Ilustrativa
Foto: Divulgação

Com cerca de três anos de funcionamento, o teleagendamento 156 - utilizado para marcar consultas médicas nas Esfs de Marau -  irá passar por uma readequação. Em conversa com a Tua Rádio Alvorada, o secretário de Saúde, Douglas Kurtz, explicou que nesta semana será iniciado o processo de substituição e ampliação de equipamentos. 

A partir disso, será feita também a ampliação gradual do número de atendentes. Atualmente o serviço é realizado por cinco pessoas, responsáveis pelo agendamento de consultas médicas, a expectativa é ampliar o quadro para dez funcionários. Mesmo com a ampliação dos equipamentos, os horários para atendimento seguirão os mesmos. 

A Tua Rádio recebeu algumas reclamações de ouvintes nas últimas semanas. Os relatos eram referentes a demora para atendimento e falta de horários. De acordo com Douglas, isso acontece devido a grande demanda enfrentada pelas unidades, uma vez que a maior parte da população utiliza os serviços das ESFs. 

Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde demonstrou que: dos cerca de 50 mil habitantes de Marau, 36 mil buscaram atendimento nas ESFs até outubro. Diariamente são disponibilizadas 120 fichas para consultas médicas, enquanto a média de ligações atendidas no 156 é de 600 pessoas - número referente aos atendimentos realizados no turno da manhã. 

Durante a tarde, as ESFs são voltadas aos atendimentos prioritários: idosos, gestantes, crianças e pessoas portadoras de deficiência - somam uma média de 160 atendimentos. Para essas pessoas, reforça o secretário, o agendamento é feito diretamente na ESF, sem a necessidade de contato pelo 156. 

O secretário reforça que além das ESFs instaladas em cada bairro, os atendimentos são realizados em outras unidades, quando necessário. É o caso do Posto Central, que possui médicos especialistas; do Centro da Criança que atende a população em geral no horário noturno e do próprio Hospital Cristo Redentor, em caso de urgências. 

A entrevista na íntegra com o secretário de Saúde de Marau, Douglas Kurtz, está disponível no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais