Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti não identifica novos focos de dengue em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

O objetivo é verificar a presença ou ausência de larvas do mosquito transmissor da dengue

Foto: Andressa Gallo

A Secretaria da Saúde - Vigilância Ambiental de Caxias, não identificou nenhum novo foco do mosquito transmissor da dengue durante o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O LIRAa consiste em visitas dos agentes de endemias em residências do Município a procura do mosquito transmissor da dengue.

O objetivo é verificar a presença ou ausência de larvas do mosquito transmissor da dengue. Nesta edição, 60 agentes de endemias visitaram 6.754 domicílios de 88 bairros de Caxias do Sul. Foram coletadas 249 amostras de mosquitos, mas todas deram resultado negativo. Contudo, em 2015, em Caxias do Sul, já foram localizados 50 focos do mosquito transmissor da dengue.

O LIRA é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde e busca orientar as ações de controle da dengue, priorizando as áreas infestadas com o mosquito transmissor da doença. O levantamento também permite identificar os principais tipos de criadouros que favorecem a proliferação das larvas. Com os dados obtidos, será analisado se há necessidade de redimensionar as ações do Plano de Contingência para a Dengue.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais