Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Janeiro tem data dedicada ao combate e prevenção da hanseníase

por Beverli Rocha

A doença tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS

Foto: Divulgação

O próximo domingo, 27 de janeiro é  o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. A doença contagiosa causada pela transmissão do Bacilo de Hansen, através da respiração. Mesmo considerada erradicada no RS, os profissionais médicos alertam para a importância da prevenção e o diálogo sobre o assunto, já que a hanseníase é tão antiga quanto estigmatizada, pois nos tempos bíblicos, a forma de lidar com a doença era o isolamento. Hoje em dia, se sabe que é possível o diagnóstico precoce e que a hanseníase tem cura.

Embora os casos estejam diminuindo, o Brasil ainda concentra 12% dos casos da doença no mundo inteiro, são mais de 15 casos por 100 mil habitantes. Por isso, a hanseníase é caso de saúde pública e tem tratamento gratuito em todo o Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O dermatologista Paulo Ricardo Martins Souza, associado da AMRIGS (Associação Médica do RS) e integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia Secção do RS, explicou os sintomas da doença em entrevista ao programa Temática desta segunda-feira. Confira na íntegra..

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais