Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Automedicação pode trazer riscos para a saúde

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

As farmacêuticas Carine Mayer e Taís Escalco falaram sobre o assunto

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução / internet)
Foto: Divulgação

A “caixa de remédios” é um item comum na casa dos brasileiros e o uso de medicamentos sem prescrição médica também. O que acreditamos ser um alívio rápido para alguns sintomas pode, na verdade, trazer novos problemas. Isso porque mesmo os medicamentos que não exigem a prescrição médica para consumo podem gerar novos riscos à saúde. Sobre o assunto, a Tua Rádio conversou com as farmacêuticas Carine Mayer e Taís Scalco.

Segundo elas, cada organismo é único e reage de formas diferentes, por isso, também não é aconselhado tomar medicamentos que foram prescritos a outras pessoas. Até mesmo os medicamentos mais comuns como o paracetamol, por exemplo, podem trazer riscos à saúde, principalmente se ingerido próximo ao consumo de álcool.

A automedicação responsável, segundo Carine e Taís, é aquela onde o individuo busca a orientação de um profissional ligado a saúde. Esse profissional, geralmente um farmacêutico, pode ajudar no tratamento de menores ou denominados autolimitados, ou seja, que apresentam melhora em poucos dias. Elas lembram, porém, que o ideal é sempre procurar a orientação médica.

Ouça a entrevista completa com Carina e Taís no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais