Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

ESFs de Marau oferecem horário alternativo para vacinação contra Influenza

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Campanha de vacinação iniciou nesta segunda-feira, 10/04

Foto: Divulgação

Durante o período da Campanha de Vacinação contra a Influenza, as unidades de saúde de Marau estão com horário de atendimento estendido nas segundas e quartas-feiras, permanecendo abertas até as 20h. Como explica a coordenadora do setor de vigilância em saúde do município, Lisiane Dallagnese, o objetivo é atingir um maior número de vacinados. Nos demais dias (terça, quinta e sexta), o atendimento acontece em horário tradicional, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. 

(Clique aqui para mais detalhes sobre a campanha de vacinação deste ano)

Em entrevista para a emissora, Lisiane lembrou que a vacina é um dos métodos preventivos mais efetivos, considerando que quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a circulação do vírus e a ocupação nos hospitais. Além do benefício coletivo, a vacina traz uma resposta imunológica que diminui as chances de agravamento da doença, evolução para quadros de pneumonia e morte. 

Nos últimos dias houve um aumento significativo de pacientes com sintomas respiratórios em Marau. Desde o dia 05 de março, destaca Lisiane, foram registrados 105 casos de infecção por Gripe A, 20 casos de Gripe B, 2 casos de Gripe A e B juntos e 1 caso de Covid e Gripe A juntos. 

Atendimento médico

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor também tem trabalhado na orientação da população, a fim de diminuir o contágio. 

Como destaca Lidiane Pagnussat, farmacêutica responsável pelo Serviço de Controle de Infecção do HCR, ao buscar atendimento médico, o paciente com sintomas respiratórios deve usar máscara, principalmente em ambientes com maior número de pessoas, como a emergência do hospital, por exemplo.

Pessoas com sintomas, mesmo que leves, devem evitar a visita a amigos e familiares internados no hospital. Pessoas que estão acompanhando pacientes internados em razão de Influenza ou Covid também devem fazer o uso de máscara. 

A entrevista completa com a coordenadora do setor de vigilância em saúde do município, Lisiane Dallagnese e a farmacêutica responsável pelo Serviço de Controle de Infecção do HCR, Lidiane Pagnussat está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais