Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Caxias do Sul recebe 11 mil doses das vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira (09)

por Daniel Lucas Rodrigues

Lote chegou às 10h30min, por meio de um helicóptero da Brigada Militar (BM)

Foto: Grégori Bertó / Ascom SSP

A distribuição das 301.550 doses das vacinas contra a Covid-19 foi realizada nesta sexta-feira (09/04) aos municípios gaúchos. Foram fornecidos lotes da Coronavac (141.800 doses) e da Oxford/Astrazeneca (159.750 doses) na décima rodada de transporte de imunizantes. Na Serra Gaúcha, o montante chegou às 10h30min, por meio do helicóptero da Brigada Militar (BM).

Segundo a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), 29.650 doses chegaram à Serra Gaúcha. Dessas, 13.490 correspondem a Coronavac e 16.160 a Oxford/Astrazeneca. Caxias do Sul ficou com 11.515 imunizantes (5.310 da Coronavac e 6.205 da Astrazeneca). Parte delas será utilizada para a segunda vacinação de idosos de 75 anos ou mais, a partir da próxima semana. Elas são destinadas aos que fizeram a primeira dose da Coronavac entre os dias 15 e 19 de março. O cronograma é da Prefeitura caxiense.

O Governo do Estado salienta que as doses da Oxford/Astrazeneca darão início a imunização, com a primeira dose, de todos os idosos de 64 anos e, parcialmente, a faixa de 63 anos. Outra parte da remessa será usada para dar continuidade à aplicação da primeira dose do grupo de Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, conforme chancelado pelo Ministério da Saúde e definido pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com participação da Secretaria da Saúde (SES) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS).

Neste grupo, a imunização deverá ser direcionada à servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do Departamento Estadual de Trânsito do (DetranRS) e da Polícia Federal (PF). Há uma semana, com doses do lote anterior, teve início a vacinação de 100% dos efetivos de BM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e guardas municipais. Com isso, todos os operadores da Segurança Pública do Estado estão contemplados.

No Rio Grande do Sul, dados mostram que 64% dos grupos foram vacinados de acordo com as doses fornecidas. O informe do Ministério da Saúde coloca que o contingente deve ser para aplicação de segunda dose da Astrazeneca, a partir de 25 de abril, além de uma pequena reserva técnica para casos de avarias ou perdas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais