Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Ação de combate ao Aedes Aegypti ocorre na próxima segunda-feira em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Iniciativa tem por objetivo alertar a população sobre os cuidados com a Dengue, o Zika vírus e a Chikungunya

Foto: Laís Mattioda

A Rádio São Francisco, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e com o SindiComerciários, promove na próxima segunda-feira, 14, das 9h às 12h, na Praça Dante Alighieri, a ação de conscientização “Não Deixe o Mosquito Te Pegar”. A iniciativa tem por objetivo alertar a população sobre os cuidados com a Dengue, o Zika vírus e a febre Chikungunya.

Na ocasião, haverá distribuição de material informativo, camisetas alusivas e a presença dos fiscais da Vigilância Ambiental alertando a população e ofertando informações sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças.

A secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, alerta que em Caxias do Sul, Município infestado pelo Aedes aegypti desde 2012, foram registrados 50 focos do mosquito em 2015, o dobro de todo o ano de 2014. Contudo, Caxias não tem nenhum caso confirmado de dengue. Segundo Dilma Tessari, a preocupação dos órgãos de vigilância é o comportamento que a doença apresentou no inverno, época em que o número de focos era quase zero.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, mais de 700 mortes por Dengue foram confirmadas, um recorde de vítimas da doença. É o número mais alto desde 1990, o dado mais antigo disponível. O recorde anterior havia sido registrado em 2013, com 674 óbitos. Somente nos oito primeiros meses de 2015, houve 1,4 milhão de casos da doença, dos quais 1.284 foram classificados como quadros graves. O número de óbitos em 2015 é 70% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 407 pessoas morreram.

Outra preocupação é confirmação, por parte do Ministério da Saúde, da relação entre o Zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do Brasil. Conforme o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação.

A ação faz parte da mobilização proposta pelo Ministério da Saúde no combate ao mosquito, responsável pela disseminação da Dengue, Zika e Chikungunya.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais