Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Nenhum caxiense testa positivo para Covid-19 na segunda fase da pesquisa do Ministério da Saúde

por Isadora Helena Martins

Foram aplicados 250 testes rápidos. Terceira fase do levantamento inicia em 15 dias.

Foto: Divulgação / Andréia Copini

Os dados da segunda fase da pesquisa do Ministério da Saúde que busca identificar a prevalência do coronavírus entre a população brasileira, foram divulgados nesta segunda-feira (08). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, que é parceira na ação, nenhum dos 250 testes aplicados em moradores do município deu positivo para Covid-19. A pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), foi realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho.

Como feito na primeira etapa, foi aplicado um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias e realização de um teste sanguíneo rápido por punção digital.

A próxima etapa do levantamento será realizada em 15 dias com coleta de novas amostragens nos 133 municípios sentinela, espalhados por todo o País. Em cada estado, foram escolhidos os maiores municípios sede de cada sub-região intermediária, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Os resultados da pesquisa serão utilizados para auxiliar os governos na tomada de decisão, na definição de estratégias para diminuir a disseminação do novo coronavírus, na estimativa de recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia e na articulação com os gestores estaduais e municipais de saúde. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais