Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Novos médicos com carga de 20 horas semanais devem ser nomeados a partir de novembro em Caxias

por Pablo Ribeiro

Prefeitura de Caxias do Sul também repôs 13 profissionais de 40 horas semanais que haviam sido perdidos com o término do programa Mais Médicos

Foto: Freepik/Divulgação

A partir de novembro novos médicos com carga horária de 20 horas semanais devem ser nomeados em Caxias do Sul, segunda a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nesta quinta-feira (06/10), o prefeito Adiló Didomenico assinou a lei 8.865/2022, que altera dispositivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, possibilitando a contratação dos novos profissionais. Está prevista a nomeação de até 16 profissionais.

A seleção ocorre por meio de concurso público realizado em maio. A contratação dos médicos vai aprimorar o atendimento das equipes de Atenção Primária e de Serviço de Atenção Domiciliar e assegurar repasses financeiros por parte do governo federal ao Município, uma vez que o Ministério da Saúde somente cadastra equipes com profissional médico com carga horária de 20 horas semanais ou mais. Além disso, amplia a carga horária trabalhada, uma vez que esses médicos substituem os de 12 horas semanais, conforme houver vacância.

O prefeito destacou que esta alteração terá repercussão positiva no atendimento da população nas Unidades Básicas de Saúde. Entende que o modelo de 12 ou 15 horas não é adequado, pois o médico não está disponível diariamente. Com 20 horas, será possível cobrir um turno, manhã ou tarde, em todos os dias. “Trata-se de alternativa interessante, porque evita que as unidades fiquem sem a presença do médico. E precisamos fortalecer o atendimento para desafogar os atendimentos nas UPAS”, reforçou. Também lembrou a importância da destinação de mais recursos pelo Ministério da Saúde. “Não cobre todo o valor investido pelo Município, mas o ressarcimento de parte já ajuda nas finanças”, afirmou.

A Secretaria da Saúde também trabalha na reposição, com recursos próprios, de 13 médicos que deixaram o Município após o encerramento do programa Mais Médicos – outros dois foram repostos pelo programa Médicos pelo Brasil, que substitui o anterior. De forma emergencial, 11 contratados já entraram em exercício, todos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e um deve assumir a vaga até o final de outubro.

A SMS também publicou, nesta quinta-feira (06/10), novo edital para contratação de mais um profissional, já que um dos chamados desistiu de exercer a função. Esses profissionais cumprem carga horária de 40 horas semanais e integram a Estratégia de Saúde da Família. “A contratação de todos esses profissionais, de 20 e de 40 horas semanais, é essencial para aprimorar o atendimento prestado em nossa rede de saúde. Mesmo com o encerramento do Mais Médicos e alteração para a denominação Médicos pelo Brasil, que é destinado prioritariamente a regiões mais remotas e vulneráveis, trabalhamos para realizar as contratações com recursos próprios e não deixar a população desassistida”, pontua a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais