Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Vigilância Ambiental emite alerta para circulação de febre amarela no interior de Caxias

por Isadora Helena Martins

Risco foi detectado a partir da localização de 30 bugios mortos. Já há a confirmação de que dois animais estavam infectados pela doença.

Foto: Divulgação / Vigilância Ambiental

A Vigilância Ambiental em Saúde de Caxias do Sul emitiu um comunicado com alerta para a circulação de febre amarela no interior do município. O risco foi detectado devido ao alto número de bugios encontrados mortos neste ano em Caxias do Sul.

Um total de 30 macacos foram localizados sem vida, todos no mês de abril; destes, a Vigilância Ambiental em Saúde confirma duas mortes por febre amarela e aguarda o resultado de exames em 10 animais. Dos outros 18 macacos, não foi possível coletar material para testes. Até o momento, não há notificação da doença em humanos.

O caso mais recente de febre amarela na população de Caxias do Sul ocorreu em 2018, por uma pessoa que contraiu a doença em outro Estado. No entanto, a morte de 30 bugios reforça a necessidade de buscar a vacina, que faz parte do calendário de vacinação: em 2020, a cobertura vacinal da população foi de 76%.

Pessoas que já fizeram a vacina contra febre amarela não precisam mais aplicá-la, já que a imunidade é permanente. Para os que ainda não fizeram, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aplicam as vacinas às quartas-feiras (devido à curta validade do imunizante, os frascos são abertos para aplicação apenas um dia por semana). 

Casos de macacos encontrados mortos podem ser informados diretamente para a Vigilância Ambiental em Saúde pelo telefone 3202-1438, das 8h às 17h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais