Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Marau possui um caso confirmado e três suspeitas de dengue

por Taliane Radaelli

Vigilância Sanitária realiza ações de combate ao mosquito

Foto: Divulgação

O Setor de Vigilância em Saúde de Marau já realiza os procedimentos padrão, para combate aos casos de dengue no município. O 1º caso foi confirmado nesta semana, trata - se de um homem, que reage bem ao tratamento e se encontra em processo final de recuperação. O município possui outros três casos suspeitos da doença. 

Em conversa com a emissora, a enfermeira supervisora da Vigilância Sanitária de Marau, Marinelva Da Rosa, relembrou que existe um procedimento comum realizado após a confirmação de casos de dengue. Segundo ela, profissionais da vigilância sanitária já realizaram a inspeção e pulverização em residências localizadas em um raio de 150 metros da casa em que o paciente mora. 

A ação visa erradicar focos de mosquitos já contaminados, porém, como destaca Marinelva, a ação mais importante continua sendo a prevenção. O município vinha de um momento de maior tranquilidade, com a população mais consciente e  atenta às práticas preventivas, porém, após a ocorrência de chuva dos últimos dias, alguns focos de água parada foram identificados. 

Qualquer recipiente com água parada é criadouro para o mosquito, inclusive plantas, como é o caso da bromélia. A enfermeira também alerta para a necessidade de atendimento médico adequado desde os primeiros sintomas. A automedicação, explica ela, não é indicada e pode, inclusive, agravar o quadro do paciente. 

Os sintomas a serem observados são: dor de cabeça, febre alta, dor no corpo e atrás dos olhos e manchas avermelhadas no corpo.

Passo Fundo

O município vizinho, Passo Fundo, têm demonstrado preocupação com o rápido aumento de casos da doença.  De acordo com o último levantamento da Vigilância Ambiental, o município conta com 47 casos positivos sendo eles autóctones, ou seja, contraídos dentro de Passo Fundo. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais