Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Hemoterapia do HSVP lança e-book sobre doenças transmissíveis pelo sangue

por Ana Lúcia Jacomini

Trabalho foi realizado em parceria com a Faculdade de Medicina da UPF

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

O sangue é o meio pelo qual transitam diversos organismos, que, quando não são eliminados, podem vir a provocar doenças. As doenças transmissíveis pelo sangue mais conhecidas são: HIV, Hepatites, Doença de Chagas, HTLV e Sífilis. Considerando isso e, pensando em levar informação de qualidade à população, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo - HSVP de Passo Fundo, lançou o e-book "Existem doenças transmissíveis pelo sangue?". O trabalho foi realizado em parceria com a Universidade de Passo Fundo, através do Programa de Extensão ComSaúde, projeto Doação de Sangue e com o projeto Gestão e Promoção ao Conhecimento Médico via Desenvolvimento de Serious Games Aplicados a Formação Médica e Gerontecnologia e Academia Passo-Fundense de Letras.

Conforme a médica hematologista e hemoterapeuta responsável técnica do Setor de Hemoterapia do hospital, Cristiane Rodrigues de Araújo, o e-book é direcionado para diversos públicos, tendo como objetivo levar informação a respeito das doenças transmissíveis pelo sangue. "É muito importante que o candidato a doador tenha esse conhecimento, pois o sangue doado pode ser transfundido em dois, três pacientes, então ele tem uma grande responsabilidade com o seu ato", salienta a médica. "Ele aborda uma história, para poder narrar e introduzir esse tema para as pessoas que tem interesse em ser um candidato a doador, saber dos potenciais riscos e até mesmo divulgar os riscos de doenças e formas de transfusão não só pela transfusão sanguínea", pontua Cristiane.

O livro digital também trata dos cuidados em relação à pandemia, onde o candidato não pode realizar a doação de sangue se estiver gripado ou ter tido contato com alguém que positivou para a Covid-19. "É um e-book com uma linguagem virtual, então temos condições de distribuir pelas redes socais. Não é porque não temos um contato físico, que não podemos disponibilizar um material de apoio e formas de difundir conhecimento, pensando na segurança transfusional", destaca. O e-book pode ser acessado neste link: https://hsvp.com.br/painel/admin/upload/arquivos/270_read_doencastransmissiveispelosangue11.pdf 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais