Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Roteiro de celebração para liturgia dominical 5º - ano B

por João Romanini

Domingo 02 de maio de 2021 -Permanecendo no amor de Cristo, teremos a verdadeira vida.

Foto: Divulgação

 

Permanecendo no amor de Cristo, teremos a verdadeira vida.

 

ACOLHIDA

Animador: Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos para a celebração deste quinto Domingo da Páscoa. “Eu sou a videira verdadeira” diz o Senhor. Somente sendo ramos muito unidos a esta videira, receberemos a seiva da vida e produziremos frutos de amor, solidariedade, compaixão e paz. Iniciemos a nossa celebração cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Animador: Para vivermos melhor a Ressurreição, peçamos perdão pelas vezes que, desconectados de Jesus, não nos somos ramos férteis deixando de produzir frutos de amor, justiça e bondade. Cantemos.

 

GLÓRIA

Animador: Cantemos as maravilhas de Deus, unidos a Cristo Ressuscitado, Videira Verdadeira, da qual recebemos a seiva que nutre nossa vida, cantando.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: At 9,26-31

Segunda Leitura: 1Jo 3,18-24

Evangelho: Jo 15,1-8

 

REFLEXÃO

- A liturgia de hoje nos mostra que para dar testemunho autêntico como discípulos missionários, precisamos estar unidos a Cristo. Sem essa, união, sem esse vínculo, nosso testemunho não é verdadeiro

- Paulo, depois do encontro com Jesus Cristo em pessoa, à caminho de Damasco, de perseguidor cruel, tornou-se um discípulo missionário apaixonado e fervoroso do Senhor, anunciando-o em todos os lugares. Buscou viver o seu apostolado em unidade com toda a Igreja, sobretudo com os Doze Apóstolos, testemunhas vivas de Jesus Cristo. De início encontrou resistência, como muitas vezes acontece em nossas comunidades em relação às novas lideranças que vão surgindo, mas logo teve a compreensão e o apoio da comunidade e ele se tornou o missionário das nações. Devemos a ele a propagação do cristianismo e a formação de muitas comunidades. Com Paulo e os demais, a Igreja crescia em Comunidade de Comunidades e se espalhava pelos quatro cantos da terra. Temos em Paulo o aspecto da Igreja missionária, católica, sem fronteiros, apostólica porque está alicerçada nos Apóstolos e Romana, porque Roma tornou-se sua sede, sua referência., soba a égide do sucessor de Pedro, o Papa.

- No Evangelho, comparando-se com a videira e nós com os ramos, Jesus nos mostra a necessidade de vivermos unidos a Ele para termos a verdadeira vida e podermos produzir bons frutos na família, na comunidade. Ao afirmar, que sem ele nada podemos fazer, Jesus nos comprova e confirma que é Ele que realiza tudo em todos, e que nós, de fato, somos membros do seu corpo, do qual Ele é a cabeça. Só nele é que temos verdadeira vida nesse mundo e um dia seremos premiados com a vida eterna. Para isso, é preciso que, vez por outra, sejamos podados de todo o mal, de todo o supérfluo, sejam para dar novos brotos, mas nunca se desconectar desse tronco que é Cristo, pois deixaremos de receber a seiva da vida e não serviremos para nada.

- Para vivermos esta profunda e íntima unidade com Jesus, é imprescindível que o nosso amor seja verdadeiro, comprovado com boas obras em favor da comunidade, em favor dos irmãos mais necessitados, pois não é possível viver essa perfeita unidade com Jesus Cristo se não a vivemos com nossa família e com a nossa comunidade.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Animador: Irmãos e irmãs, nós somos os ramos da videira do Senhor. Assim, certos de que Ele nos escuta a atende, façamos nossas preces, rezando: Senhor, dai-nos mais vida!

1 – Pela santa Igreja, para que permaneça unida ao Senhor, e assim produza frutos de fraternidade, esperança, vida e paz, rezemos.

2 – Por todas as famílias, Igrejas domésticas, para que em meio a tantas dificuldades, cultivem a fé, o diálogo, a compreensão e o perdão, rezemos.

3 – Pelos pobres e marginalizados, para que sejam protegidos de todos os males e amparados em suas necessidades, rezemos.

4 – Para que São José, patrono universal da Igreja, interceda junto a Deus por todos os trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo os que estão desempregados e privados do necessário para o sustento de suas famílias, rezemos.

 

OFERTÓRIO

Animador: Junto ao pão e o vinho, dons do amor e da generosidade de Deus, mas também frutos da terra e do trabalho humano, oferecemos nossa vida e missão, cantando.

 

COMUNHÃO

Animador: “Eu sou videira e vós sois os ramos!” Aproximemo-nos da mesa sagrada e alimentemo-nos da Videira Viva, Jesus Cristo, que espera de nós bons frutos os quais darão vida nova à comunidade. Cantemos.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais