Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Frei Rodrigo Antunes acompanha preparação de jovens da catequese em Marau

por Ana Lúcia Jacomini

Promotor vocacional dos Freis Capuchinhos também falou sobre vocação e participação dos jovens na Igreja

Foto: ALJacomini/Tua Rádio Alvorada

Durante esta semana, Frei Rodrigo Antunes está em Marau acompanhando a preparação de crianças e adolescentes da catequese da Paróquia Cristo Rei para a Primeira Eucaristia e o Sacramento da Crisma. A programação inclui confissões, celebrações com as famílias e orientações sobre os momentos que serão vivenciados nas próximas celebrações. “A gente está preparando a nossa gurizada para esse momento tão bonito”, explicou em entrevista à Tua Rádio Alvorada.

Promotor vocacional da Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Frei Rodrigo destacou que o trabalho com os catequizandos também busca ajudá-los a compreender o significado das celebrações. Ao falar sobre a Primeira Eucaristia, lembrou que será a primeira de muitas ao longo da vida. “O grande exercício nosso é entender que não é mais uma missa, é sempre única”, afirmou. Para ele, essa compreensão ajuda crianças, adolescentes e também os adultos a viverem cada celebração com maior sentido.

Na conversa, Frei Rodrigo também explicou o trabalho de animação vocacional realizado pelos Capuchinhos. A função envolve acompanhar jovens que demonstram interesse em conhecer a vida religiosa, conversar com eles e suas famílias e proporcionar experiências de convivência com os Freis. Segundo ele, o discernimento acontece justamente a partir dessa aproximação. “Se eu quero conhecer os Freis, eu preciso estar perto deles”, resumiu, citando visitas às fraternidades, participação em missas e contato com diferentes frentes de atuação da congregação.

O Frei também avaliou de forma positiva a presença crescente de jovens em movimentos e atividades da Igreja. Para ele, grupos de convivência e espaços de participação ajudam a criar vínculos e permitem que adolescentes e jovens assumam responsabilidades dentro das comunidades. “Eu vejo que os jovens têm muita sede de se doar, de ser voluntário, de contribuir, de entregar algo”, afirmou, defendendo que os adultos também deem espaço para que essa participação aconteça, inclusive permitindo que os mais jovens aprendam com a experiência.

A agenda religiosa de Marau terá ainda outro momento ligado às vocações no final do ano. No dia 12 de dezembro, na Igreja Matriz, Frei Mateus fará sua profissão perpétua como Frei Capuchinho. Frei Rodrigo destacou que a trajetória dele mostra que não existe uma idade determinada para perceber uma vocação. “Para Deus nunca é tarde. Sempre há a chance de a gente se encontrar e fazer a diferença na vida dos outros”, afirmou.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais