Escolas municipais de Lagoa Vermelha terão atividades pedagógicas neste sábado
Todas as escolas estarão com atividades diferenciadas relacionadas ao dia da criança e professor
As escolas municipais de Educação Básica e Infantil de Lagoa Vermelha, incluindo as instituições de ensino do campo, realizarão atividades pedagógicas neste sábado, dia 17 de outubro. As ações integram o calendário escolar e contabilizam dia letivo, com propostas voltadas à aprendizagem e à participação da comunidade escolar.
Todas as escolas estarão com atividades diferenciadas relacionadas ao dia da criança e professor. Entre os destaques da programação está a comemoração dos 30 anos da Escola Municipal de Educação Infantil Mônica Bonotto, que aproveitará a data para celebrar sua trajetória na educação do município.
Já a EMEB João Protásio da Luz e a EMEI Pequeno Príncipe promoverão uma mostra pedagógica vinculada às atividades do programa A União Faz a Vida, desenvolvido pelo Sicredi Ibiraiaras RS/MG em parceria com instituições de ensino.
Na EMEI Pequeno Príncipe a mostra pedagógica terá como o tema, “Do Eu ao Nós - cooperando para um mundo melhor”, bem como nesse dia haverá recolhimento de lixo eletrônico na escola. Já na EMEB João Protásio da Luz, terá como destaque o projeto “Corpo Saudável, Mente Feliz”, desenvolvido com a participação de todas as turmas, da Pré-Escola ao 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa promove a conscientização sobre a importância da saúde física e mental, da alimentação equilibrada, da prática de atividades físicas e do bem-estar.
A programação contará com exposições dos trabalhos dos estudantes, oficinas, yoga, jogos, dinâmicas e atividades práticas, além de degustação de alimentos saudáveis. Intitulada “Rua do Bem-Estar”, a atividade busca aproximar escola e família, valorizando o protagonismo dos alunos e incentivando hábitos saudáveis.
A mostra será realizada em frente à escola, das 9h às 11h, e contará com a participação dos estudantes na apresentação de atividades e projetos desenvolvidos no ambiente escolar. Toda a comunidade escolar está convidada a prestigiar a iniciativa e conhecer um pouco mais sobre as experiências de aprendizagem construídas pelas crianças.
Aprendizagem, cooperação e cidadania
O programa A União Faz a Vida é uma iniciativa educacional do Sicredi que busca desenvolver valores como cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes. A proposta incentiva os estudantes a participarem ativamente do processo de aprendizagem, por meio de projetos que estimulam a curiosidade, o diálogo, a criatividade e o trabalho coletivo.
Nesse contexto, as mostras pedagógicas representam uma oportunidade para compartilhar os conhecimentos construídos em sala de aula, apresentar os resultados dos projetos e valorizar o envolvimento dos estudantes e educadores. Além disso, aproximam as famílias da escola e permitem que a comunidade conheça as práticas educativas desenvolvidas ao longo do ano.
As atividades deste sábado reforçam, assim, a importância de uma educação que vai além da sala de aula, promovendo experiências significativas de aprendizagem e fortalecendo os vínculos entre escola, família e comunidade.
Comentários