Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Menino Deus, em Forqueta, celebra 125 anos da capela

por Andressa Boeira
Imigrantes: igreja foi construída em 1890 pelos pioneiros da comunidade
Foto: Janaína Perotti/Divulgação

A comunidade de Menino Deus, da paróquia Santo Antônio, de Forqueta, Caxias do Sul, celebra, no dia 15 de novembro, 125 anos de construção da capela. Edificado em 1890, o templo possui uma particularidade – está sobre a divisa de Caxias do Sul e de Farroupilha.

Conforme pesquisa de padre Geraldo Boniatti, sacerdote josefino nascido em Menino Deus, as terras onde estão construídas a capela, o cemitério e o salão de festas, foram doadas pelas famílias de Giuseppe Boniatti, Luigi e Catarina Prezzi e Celeste e Maria Boniatti. Segundo padre Geraldo, Giuseppe e Celeste eram filhos de Giovanni e Clementina Boniatti e chegaram à região em 1875, praticamente no início da imigração italiana na Serra gaúcha, que está completando 140 anos.

“O que movia os imigrantes italianos quando aqui chegaram era a fé, a família e o trabalho. A fé dos nossos imigrantes fazia com que, antes de construir a própria casa de material, construíssem a igreja de material, como ocorreu com Menino Deus, em 1890. As casas mais antigas, de pedras e tijolos, foram construídas nos primeiros anos de 1900”, salienta padre Geraldo.

A comunidade de Menino Deus tem esse nome porque guarda, até hoje, uma pequena imagem de cera e pano de algodão que os imigrantes trouxeram e que representa o Menino Jesus (em italiano, Meninos Deo, como diziam na época). Conforme pesquisa de padre Geraldo, acredita-se que a igreja ficou pronta perto do Natal; daí a escolha do nome Menino Deus.

No interior da capela estão também outras imagens muito antigas, como a de Nossa Senhora das Neves, em madeira, muito pesada, trazida pelos imigrantes; de Nossa Senhora de Lourdes e de Nossa Senhora de Fátima; e uma imagem de Santo Antônio, transladada de um antigo capitel que estava perto das casas das famílias Degasperi e Bampi. Conta ainda com uma via-sacra muito antiga, também trazida da Itália.

Festa – Para marcar os 125 anos da capela, a comunidade realiza festa no dia 15 de novembro com a seguinte programação: missa campal às 10h30, em italiano e animada pelo coral São Carlos; reinauguração da capela às 11h30; e almoço de confraternização ao meio-dia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais