Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Caxiense Dom Leomar Brustolin toma posse como novo Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria

por Pablo Ribeiro

Dom Leomar foi nomeado Arcebispo pelo Papa Francisco no dia 2 de junho. Posse Canônica ocorre neste domingo, 15 de agosto, às 10h

Foto: Divulgação

Nomeado pelo Papa Francisco, no dia 02 de junho de 2021, Dom Leomar Antônio Brustolin, será o segundo Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, sucedendo Dom Hélio Adelar Rubert, que desempenhou a função durante 17 anos.

A programação para a posse de Dom Leomar iniciará no sábado (14/08), a partir das 17h com uma Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Santa Maria, ainda como Arcebispo nomeado. Dom Leomar, presidirá a Eucaristia que contará com a presença de convidados, familiares e da comunidade. Em entrevista ao programa Conectando Esperança, desta quinta-feira (12/08), Dom Leomar falou sobre a celebração. OUÇA AQUI.

Após a cerimônia, será realizado um momento de Oração e uma Bênção em memória das vítimas da tragédia da Boate Kiss, na Rua dos Andradas, em frente ao prédio onde funcionava o estabelecimento.

No domingo, 15 de agosto, com a Celebração Eucarística às 10h, no Santuário-Basílica da Medianeira ocorrerá a Posse Canônica de Dom Leomar. Após leitura da Bula Papal, entrega do Báculo e da Cátedra, haverá o pronunciamento de Dom Hélio diante de Bispos, Presbíteros, Diáconos, Consagrados, autoridades, familiares, comunidades e amigos de Dom Leomar.

A data escolhida para a sucessão de Dom Hélio, no dia 15 de agosto ocorre junto a outras datas importantes para a comunidade católica. Neste dia se comemora a Assunção de Maria Santíssima, a celebração dos 111 anos da criação da Diocese de Santa Maria, aniversário de Dom Leomar e Inauguração do Santuário-Basílica.

Com o intuito de cumprir os protocolos sanitários diante da pandemia da Covid-19, a celebração presencial será restrita a representantes do clero, religiosos, leigos, autoridades, imprensa e convidados. A participação na Celebração Eucarística será mediante apresentação de convite ou credencial.

A solenidade será transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão, pela Rádio Medianeira 102.7 FM e pelas páginas do Facebook da Arquidiocese de Santa Maria e do Santuário Basílica da Medianeira.

SERVIÇO

Posse Canônica do Arcebispo Metropolitano - Dom Leomar Antônio Brustolin

Data: 15 de agosto de 2021

Horário: 10h

Local: Santuário Basílica da Medianeira (presença restrita)

 

Quem é Dom Leomar Brustolin, novo Arcebispo de Santa Maria

Dom Leomar Antônio Brustolin nasceu em 1967, em Caxias do Sul, RS. É filho de Léo e Maria Celeste Brustolin (in memoriam).

Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi ordenado presbítero do clero da Diocese de Caxias do Sul em 1992. Realizou Mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (1993) e concluiu o doutorado em Teologia pela Universidade San Tommaso - Roma (2000).

Foi pároco da Paróquia Santa Teresa, catedral diocesana de Caxias do Sul. Coordenou o curso de Formação Teológica para Leigos de Caxias do Sul (1993-2015). Integrou a equipe ecumênica da diocese. Coordenou os cursos de especialização em Ensino Religioso e Teologia Pastoral na Universidade de Caxias do Sul.

De 2005 a 2021, foi professor de Teologia na PUCRS, onde atuou como coordenador do Programa de Mestrado e Doutora- do em Teologia, com pesquisas e publicações nas áreas de Antropologia Teológica, Mariologia, Pastoral Urbana e Catequese. Foi Prefeito de Estudos da afiliação da Teologia da PUCRS com a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense, Roma (2008 a 2021).

Em 2015 o Papa Francisco nomeou-o Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e titular de Tigava. Foi bispo referencial do Vicariato de Porto Alegre (2015 a 2018), bispo referencial do Vicariato de Canoas (2019 a 2021). Coordenou a pastoral da Comunicação e foi bispo referencial para a Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Porto Alegre.

Atualmente, é bispo referencial da Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3 da CNBB e membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

Tem 42 livros publicados, sendo sua última obra: Sob o olhar de Guadalupe, sinais do céu sobre a Terra. São Paulo: Paulus, 2021. (2. ed).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais