Assembleia Regional Scalabriniana apresenta sugestões ao XV Capítulo Geral
Capítulo será em Roma a partir de 9 de outubro e avaliará as novas urgências migratórias e as novas vocações que chegam da Ásia.
Em preparação ao XV Capítulo Geral da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), a Região Sul-Americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, realiza durante quatro dias (até 12 de abril), a V Assembleia Regional da Congregação. Participam em torno de 120 missionários da Argentina, Paraguai, Uruguai, Brasil, Bolívia, Chile e Peru que apresentam sugestões para compor o ‘‘Instrumento de Trabalho’’ do Capítulo Geral, nas áreas da Missão; Formação e Animação Vocacional; Vivência Comunitária e Vida Consagrada; padres idosos e ordenações na Ásia; Unificação das Províncias, entre outras.
O XV Capítulo Geral ocorrerá de 9 de outubro a 4 de novembro, em Rocca di Papa, em Roma (Itália), com delegados eleitos em mais de 30 países de atuação scalabriniana. Considerado o coração da Congregação, o Capítulo que ocorre a cada seis anos, tem caráter deliberativo e em 2012, decidiu por exemplo, unificar algumas províncias scalabrinianas que passaram a funcionar como grandes regiões.
O Capítulo que segue sugestões colhidas com aproximadamente 700 membros da Congregação, deverá debater as urgências missionárias no atendimento dos novos imigrantes e uma mudança cultural interna, motivada pelas vocações dos países asiáticos. A manutenção da unificação das províncias também será votada em Roma.
Vigário
Presente na V Assembleia Sul-Americana, o Vigário Geral e responsável pela Missão, padre Alfredo José Gonçalves (CS), entende que o coração do Capítulo são as discussões dos grandes temas migratórios e se existe necessidade e meios de abrir novas missões. Entretanto, para o Vigário Geral as novas urgências migratórias não podem ser responsabilidade apenas dos Scalabrinianos, pois a Congregação sozinha não consegue responder aos mais de 250 milhões de imigrantes internacionais.
Equipe pré-capitular
Padre Gelmino Costa (CS), em missão atualmente em Porto Alegre (RS) é um dos quatro sacerdotes da Congregação, escolhidos para formar a equipe pré-capitular. Padre Gelmino informa que o Capítulo, antes de ocorrer, passa por várias etapas, entre elas, a distribuição de questionários para todos os membros da Congregação e a discussão em grupos de trabalho, durante a Assembleia Regional. Em seguida, ocorre a elaboração de uma síntese que volta para as casas scalabrinianas para ser avaliada e mais tarde ocorre a apresentação do “Instrumento de Trabalho”. Após a Assembleia em Guaporé, os padres pré-capitulares se reúnem em maio, em São Paulo e no mês de agosto na Austrália, com o propósito de concluir a elaboração do Instrumento de Trabalho.
Outros temas
A V Assembleia da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes apresentou também os projetos apoiados pela Rede Internacional de Migração Scalabrini (SIMN); as propostas pastorais e de missão nos países da América do Sul, como na Tríplice Fronteira Brasil, Argentina, Paraguai e na fronteira Chile/ Peru, além de contemplar a participação do Movimento Leigo Scalabriniano e de debater a Formação e a Animação Vocacional.
Na quarta-feira (11), haverá a plenária para votar as sugestões ao Capítulo Geral e às 19h, a Missa Comemorativa dos 25 anos de ordenação dos padres: Jairo Guidini; Luiz Flávio Prigol; Isaldo Bettin; Cesari Cicere e Ildo Griss e os 25 anos de vida de religiosa do padre Samuel Torres. O Jubileu será celebrado na capela do Recanto São Carlos.
Roseli Rossi Lara - Rede Scalabriniana de Comunicação
Comentários