Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus chegam à Diocese de Caxias do Sul no domingo, 17 de março

por Clayton Camargo

Passagem pela Diocese de Caxias terá visita dos ossos de um fêmur e de um dos pés da santa francesa na Catedral Diocesana, no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias, e no Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves, entre 17 e 19 de março

Foto: Divulgação

Em 2023, foram celebrados os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma religiosa carmelita francesa que morreu aos 24 anos. No ano de 2025, serão os 100 anos de sua canonização. Ela foi proclamada Doutora da Igreja e padroeira das Missões, sem nunca ter saído do Carmelo, mas por ter oferecido sua doença e seus sofrimentos em oração pela evangelização em todo o mundo.

Desde o ano passado, estão percorrendo o Brasil as relíquias de Santa Teresinha, visitando cidades e locais onde estão os frades carmelitas e as irmãs carmelitas. Em Caxias do Sul, o Carmelo do Menino Jesus existe há mais de 70 anos e, portanto, as relíquias visitarão a região nos dias 17, 18 e 19 de março. 

A passagem pela Diocese de Caxias será realizada na Catedral Diocesana - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias, e no Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves (confira o cronograma abaixo).

A urna em que estão armazenados os ossos de um fêmur e um pé de Santa Teresinha chegará na cidade de Caxias do Sul às 10h45min do domingo, 17 de março, nas proximidades da igreja São Pelegrino. Em carreata, o grupo vai se deslocar até a Catedral Diocesana, onde será celebrada a Missa às 11h. Ao longo da tarde serão realizados momentos de oração e a explicação da espiritualidade de Santa Teresinha. Às 17h acontecerá a bênção das rosas, na Catedral, e o envio para o Carmelo do Menino Jesus, em carreata.

No Carmelo, onde residem as irmãs carmelitas, a visita é precedida por um tríduo aos sábados, sendo o último dia de preparação 16 de março, às 17h. No domingo, dia 17 de março, às 17h15min acontece a chegada das relíquias no Carmelo do Menino Jesus, seguido de momento de espiritualidade e, às 18h, o bispo diocesano, Dom José Gislon, irá presidir a Missa para toda a comunidade.

A igreja do Carmelo abrirá às 06h30min da segunda-feira, dia 18 de março, para a oração das Laudes e a Missa às 07h. Logo depois, às 08h30min, acontece mais um momento de espiritualidade de Santa Teresinha. 

A urna chegará a Bento Gonçalves em 18 de março no final da manhã, na Pipa-Pórtico. Um caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhado da Guarda Civil Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito irão conduzir as relíquias em procissão até o Santuário Santo Antônio, no centro da cidade.

Ao meio-dia será celebrada uma Missa no Santuário Santo Antônio, outra às 18h e a Missa da juventude com a bênção das rosas às 20h. Nos intervalos, os frades carmelitas estarão no Santuário explicando sobre as relíquias e trabalhando a espiritualidade de Santa Teresinha. Haverá a récita do Terço em alguns horários e também a oração das “Completas”, isto é, a oração do final da noite às 21h e posterior fechamento do Santuário. 

A despedida das relíquias será no dia 19 de março, no início da manhã. O Santuário reabre a partir das 04h e às 06h, encerra-se o momento da passagem histórica.


Confira a programação completa da peregrinação das relíquias

Catedral Diocesana de Caxias do Sul
 

17 de março | Domingo

10h45min: Acolhida das relíquias de Santa Teresinha na igreja São Pelegrino e procissão até a Catedral

11h: Missa na Catedral e bênção das rosas

12h30min: Oração e meditação com os Textos Teresianos

14h: Terço das rosas, em oração pela Igreja e pelos sacerdotes

15h: Catequese sobre a espiritualidade de Santa Teresinha

16h: Terço de Santa Teresinha e meditação sobre suas poesias

17h: Bênção das rosas e envio das relíquias para o Carmelo do Menino Jesus, em carreata

 

Carmelo do Menino Jesus (Rua César Stalivieri, 527, bairro São Leopoldo)
 

17 de março | Domingo

17h15min: Chegada das relíquias no Carmelo do Menino Jesus e momento de espiritualidade

18h: Missa presidida por Dom José Gislon, com o tema: “No coração da Igreja, minha mãe, serei o amor”

>>> 18 DE MARÇO

06h30min: Oração das Laudes

07h: Santa Missa

07h30min: Oração da Tercia

08h30min: Momento de espiritualidade de Santa Teresinha


Santuário Santo Antônio (Bento Gonçalves)
 

18 de março | Segunda-feira

11h45min: Acolhida das relíquias na Pipa Pórtico e carreata até o Santuário

12h e 18h: Missas no Santuário Santo Antônio

14h, 16h e 18h45min: Catequeses sobre a espiritualidade de Santa Teresinha

15h: Terço de Santa Teresinha

20h: Missa da Juventude, com bênção das rosas

21h: Oração das Completas

>>> 19 DE MARÇO

04h: Reabertura e momento de oração no Santuário

06h: Envio das relíquias

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais