Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Igreja dos Capuchinhos comemora 60 anos de história

por Pablo Ribeiro

Localizada no bairro Rio Branco, Igreja da Imaculada Conceição foi inaugurado em 8 de dezembro de 1961

Foto: Studio Geremia, Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / Acervo da Paróquia Imaculada Conceição /Divulgação

Esta quarta-feira, dia 8 de dezembro de 2021 é um dia de celebração para a comunidade do bairro Rio Branco, em Caxias do Sul. Há 60 anos, era inaugurada a Igreja da Imaculada Conceição, ou, como é popularmente conhecida, a Igreja dos Freis Capuchinhos. Foi celebrando o Dia da Padroeira, que no ano de 1961, ergueu-se um dos pontos mais conhecidos da comunidade caxiense. O templo substituiu a antiga igrejinha da paróquia, que ficava localizada na esquina das ruas General Sampaio e General Malet, onde logo depois foi a sede do Colégio Santo Antônio.

Foram três anos de construção, desde o nivelamento do terreno até o início das obras, em 1958. Centenas de trabalhadores se mobilizaram para colocar de pé este marco da religiosidade que, há época era cercado pelo Correio Riograndense, Editora São Miguel e Convento Imaculada Conceição. Hoje, o entorno da igreja contempla ainda o convento e também o prédio que abriga as emissoras Tua Rádio São Francisco (inaugurada em 1967) e Rádio Maisnova.

História

A vinda dos Frades Capuchinhos para Caxias do Sul começou pela fraterna negociação com Dom José Baréa e a Coordenação Geral da Ordem em 1936. O Bispo Diocesano de então solicitava que os Frades assumissem a direção do Seminário Aparecida. Da parte dos Freis foi solicitada a possibilidade de abrir uma casa religiosa e no dia 8 de dezembro de 1937, Dom José confirmou este pedido, possibilitando que se estabelecesse a Sede Provincial.

No ano de 1938, quando os Freis aceitaram a direção do Seminário Diocesano de Caxias do Sul, passaram a residir perto da Igreja São Pelegrino e, diz a história, que Frei Pacifico e Frei Serafim levantavam às 41130min para rezar ladainhas e meditações. Depois iam celebrara Missa na Catedral ou no Hospital Pompéia. O povo ficava admirado, vendo dois frades subirem a Rua Júlio de Castilhos de capuz na cabeça, rezando o Terço.

Então o Custódio Provincial da época, Frei José de Bento Gonçalves, após o contrato, pelos fins de 1939, construiu o atual Convento que ficou pronto em 1° de janeiro de 1940. A casa acolhia a primeira comunidade. No final de 1947, a Igreja São Pelegrino estava sendo concluída e então, no Bairro Rio Branco, iria iniciar a construção da Igreja. Entretanto, a construção da Igreja somente seria possível depois da conclusão da Igreja São Pelegrino, segundo a ordem do Bispo Diocesano.

Porém, tendo em vista a população do bairro ser pouca e com poucas condições financeiras, não se podia cogitar a construção de uma Igreja espaçosa, ficando então sugerido que o salão dos Freis seria utilizado como Igreja provisória até que a população conseguisse construir definitivamente a Igreja.

Com isso, em dezembro de 1948, foi lançada a pedra fundamental da primeira Igreja da Imaculada Conceição e salão Paroquial. Em fevereiro de 1949, foi organizada uma comissão que se encarregou de coordenar os trabalhos para a construção da Matriz. Os trabalhos duraram alguns meses e a Igreja ficou pronta em 04 de outubro de 1949. Tornou-se Paróquia às 9h30min do dia 08 de dezembro de 1949 pelo Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Baréa, nomeando como primeiro Pároco Frei Leão de Ana Rech (Luiz Francisco Marin). Na época, o bairro contava com 350 famílias, aproximadamente 1.750 habitantes. A primeira Igreja Matriz media 36x15m, sendo 21x15 de Igreja e 15x28m o Salão Paroquial.

O rápido crescimento do bairro, o bom atendimento pastoral e a multiplicação dos serviços, estavam exigindo a construção de uma nova Igreja. Depois da criação da Paróquia, Frei Leão de Bento Gonçalves, Pároco, efetuou a compra do terreno para a nova Igreja. Era um terreno acidentado com um pequeno bosque e, nas sombras das árvores, se realizavam as festas sempre com apoio da população.

Foi em 08 de dezembro de 1961 o maior dia da Paróquia. Era o dia da inauguração da atual Igreja, coordenada pelo Frei Nelson Simonetto, contando com a presença de Congregações Religiosas, autoridades do Estado e do Município, com um grande número de Freis Capuchinhos e uma multidão de fiéis. Dada a bênção solene e inaugurada a nova Igreja Imaculada Conceição dos Capuchinhos.

No dia 8 de dezembro de 1966 foi inaugurado o Salão Paroquial para servir à comunidade e abrigar os eventos. No dia 24 de abril de 1995, a comunidade comemorou a inauguração do ginásio de esportes. No dia 10 de março de 1994, iniciou a organização da Pastoral do Pão nas comunidades. No dia 26 de março de 1994, foi inaugurado o Centro de Formação Cristã com 14 salas de Catequese e um auditório.

(Com informações do livro Imaculada Conceição, Editora São Miguel, Editado pela Paróquia Imaculada Conceição)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais