Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Movimento pela Educação reúne centenas de pessoas em Marau

por Ana Lúcia Jacomini

Tua Rádio Alvorada esteve presente no evento e outras informações estão no podcast do site e nas rede sociais da emissora

Na Casa de Cultura de Marau, ocorreu, na manhã desta sexta-feira, 28/04, a primeira etapa do Movimento pela Educação, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado marauense Vilmar Perin Zanchin (MDB). O objetivo foi definir prioridades para qualificar a educação no estado e recolocá-lo em índices mais elevados.

A interiorização da Assembleia através do Movimento pela Educação terá outras oito etapas regionais e finalizará em Porto Alegre, no mês de novembro, com a entrega de proposições e metas ao governador Eduardo Leite, que também esteve em Marau acompanhando os debates. Autoridades estaduais e municipais lotaram as dependências da Casa de Cultura.

Na abertura, o Coral Santa Cecília, de Marau, executou o Hino Nacional e o Hino Rio-grandense. Logo em seguida, foi projetado o vídeo do Movimento pela Educação. Duas vezes prefeito de Marau, o presidente da ALRS, cumprimentou autoridades e lideranças locais e, em especial, os professores da rede estadual e municipal. Ele explicou a dinâmica dos debates sobre educação e falou que está “convencido de que o desenvolvimento da sociedade, econômico e social, se dá com uma educação de qualidade".

Zanchin disse que os nove encontros regionais oportunizarão os debates a respeito da qualidade das estruturas físicas dos educandários, remuneração dos profissionais, segurança nas escolas, mas especialmente a qualidade do Ensino Médio, que terá como referência a experiência exitosa do Ceará, assim como o aumento das escolas de Turno Integral, trazendo os resultados positivos de Pernambuco.

Também estiveram na pauta dos debates a valorização do corpo docente, como a formação continuada, que além da melhoria da remuneração dos profissionais, necessita de avanços nos aspectos tecnológicos que dominam o cotidiano dos alunos, observou Zanchin. Outra variante do tema que foi debatido foi a matriz curricular para assegurar o ensino profissionalizante de qualidade, cuja aplicação com bons resultados terá o exemplo de São Paulo. Ele justificou a interiorização da Assembleia com essa temática dizendo que o Poder representa a totalidade da sociedade e ouvir as próprias localidades legitimará as reivindicações que no final serão encaminhadas ao governador.

Representatividade municipal

O prefeito de Marau, Iura Kurtz, também destacou a importância do debate do tema educacional com a comunidade. Mesmo que os gestores municipais e estaduais tenham o assunto como prioridade, “às vezes a sociedade civil fica à margem, e com o envolvimento da ALRS essa discussão permeará todos os setores e a sociedade”, afirmou. Confortável com a posição municipal, que investe 35% do orçamento na educação, Kurtz afirmou que “não existe cidade, região, estado ou país que vá para a frente sem de fato valorizar a educação em todos os seus aspectos”.

O município desfruta de índices positivos na educação, com quase 100% das crianças nas creches municipais, e iniciou a digitalização das escolas, substituindo os quadros negros por lousas digitais do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com 45 mil habitantes, Marau possui matriz produtiva diversificada e em 2020 foi a cidade que mais gerou empregos no estado, exibe o título de Cidade Mais Limpa do Brasil e está na sétima posição em ranking de Melhor Cidade de Pequeno Porte para viver no país.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais