Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Legislativo caxiense aprova projeto que privilegia atendimento no pagamento de contas a quem tem fibromialgia

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Projeto de autoria do ex-vereador e atual deputado estadual Neri, O Carteiro recebeu substitutivo da vereadora Tatiane Frizzo

Foto: Karine Salton/Câmara de Vereadores/Divulgação

O projeto de lei que privilegia atendimento no pagamento de contas a quem tem fibromialgia foi aprovado por unanimidade pelos vereadores caxienses, durante a sessão ordinária desta terça-feira (18). O texto é de autoria do ex-vereador e atual deputado estadual Neri, O Carteiro (Solidariedade) e recebeu substitutivo e uma emenda modificativa, de autoria da vereadora Tatiane Frizzo (Solidariedade).

Conforme o texto, o atendimento a esse público em empresas deve ser preferencial quando o assunto é pagamento de contas, a exemplo do que ocorre com idosos e gestantes. Em relação aos motivos, o ex-vereador Neri explicou que, cada vez mais pessoas estão sendo diagnosticadas com fibromialgia. A doença é caracterizada por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.

Segundo a vereadora Tatiane Frizzo, por vezes, os portadores da doença não tem capacidade física e emocional para esperar tempo em uma fila. “Sabemos que são pontos de dor que migram e que, muitas vezes, os pacientes levam anos até obter o diagnóstico correto. Dessa forma, a gente precisa olhar com atenção para essas pessoas que, por vezes, não tem capacidade física e emocional para estarem em uma fila por horas aguardando atendimento. Então, que se possa priorizar o atendimento aos pacientes que, comprovadamente, tenham o diagnóstico de fibromialgia”, diz.

O projeto de lei agora segue para sanção ou veto do prefeito Flávio Cassina (PTB).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais