Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Alta taxa de abstenção no primeiro turno das eleições preocupa Cartório Eleitoral de Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Dados do TSE apontam que a cidade teve 24,79% de pessoas que não foram às urnas

Foto: Divulgação/Pablo Ribeiro

O primeiro turno das eleições municipais 2020 ocorreu neste domingo (15) em todo o Brasil. Algumas cidades registraram problemas por falta de mesários, aglomerações nos locais de votação ou crime eleitoral. Em Caxias do Sul, o chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski, relata que houve tranquilidade no pleito deste ano. Não houve registro de ausência de convocados nos espaços, o que ocasionou no cuidado com as regras sanitárias contra a Covid-19. Com isso, nenhuma ocorrência de eleitor sem máscara nas seções.

O que chamou a atenção foi o número de abstenções na faixa de 24,79% para este pleito. Borowski afirma que já era previsto um aumento de 20% em pessoas que não iriam votar, pois teve a chegada da pandemia. Também é relatado que já vinha um crescimento nesse indicador desde a última eleição em comparação a 2016. Em 2018 foi registrada uma taxa de 14% de abstenção. Na última eleição municipal foi de 8%, com a chegada do recadastramento biométrico.

O chefe de cartório salienta que os eleitores que não votaram no primeiro turno podem comparecer no segundo. Ele salienta que a votação será mais rápida por envolver apenas dois candidatos. É esperado que diminua o índice de abstenção no dia 29 de novembro.

O pleito ainda apresentou atraso na divulgação dos resultados por instabilidade no sistema do Tribunal Superior Eleitoral. A apuração foi finalizar perto da meia-noite desta segunda-feira (16/11). Segundo Borowski, a expectativa é que a situação seja normalizada, uma vez que haverá apenas duas pessoas disponíveis para escolha e são apenas 54 cidades que estão em segundo turno. Estes números reduzidos ajudam a não sobrecarregar o software do TSE.

No primeiro turno votaram 250.972 residentes em Caxias, dos 333.696 regularizados na Justiça Eleitoral. Foram registrados 16.400 votos nulos e 13.245 brancos. O segundo turno ocorre no dia 29 de novembro.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais