Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Entidades do setor avaliam positivamente política de selo de vacinação para bares e restaurantes de Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Novas regras contra Covid-19 foram adotadas nesta semana, em decreto publicado pela Prefeitura de Caxias do Sul

Foto: Arquivo/Agência Brasil/Divulgação

Caxias do Sul ganhou novas regras de combate à Covid-19 nesta semana. Uma das principais flexibilizações foi o fim do limite no funcionamento de bares, restaurantes e similares que permitirem a entrada apenas de pessoas imunizadas contra a Covid-19, com ao menos uma dose. O local receberia um tipo de selo de vacinação da Prefeitura e poderia funcionar sem restrições. A medida repercutiu positivamente entre algumas entidades do setor.

O Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (SEGH) gostou da decisão. Segundo o presidente da entidade, Vicente Homero Perini Filho, é uma forma de retomar o direito de trabalhar de alguns estabelecimentos e a volta de certa normalidade. A ação mostraria a importância da vacinação para os caxienses. Por outro lado, ele ressalta que o poder público deve pensar em políticas menos rígidas em relação à Covid-19, uma vez que há mais de um ano o setor vem sendo impactado. Uma reivindicação do sindicato é a liberação das pistas de dança para as casas noturnas. (Clique AQUI e ouça a declaração completa).

A medida também foi vista com bons olhos pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) da cidade. A vice-presidente de serviços, Maristela Chiappin, afirma que a regra vai incentivar a vacinação da comunidade e é uma forma de prevenir quem realizou uma das doses. A flexibilização pode trazer dispersão do público em determinados horários nos locais, diminuindo possíveis aglomerações. Ela avalia que auxilia a saúde pública. (Clique AQUI e ouça a declaração completa).

O novo decreto trouxe o retorno do público aos estádios, com ocupação máxima de 40%, até 2,5 mil pessoas. Acima de 400 pessoas, deverá ser encaminhada uma solicitação ao Município. A ocupação dos espaços de cinemas, teatros, auditórios, circos e casas de espetáculos e shows foi ampliada, além do aumento da ocupação de mesas de bares e restaurantes. Também foi abolida a restrição para o acesso de apenas um integrante por família em supermercados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais