Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Radar das Eleições: Progressistas espera decisão de José Ivo Sartori às eleições para lançar candidato ao Executivo

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Ex-governador é um dos nomes ventilados pelo MDB

Foto: Marcelo Vanzin/Divulgação

As eleições municipais de 2020 abrem um leque de conversas sobre candidaturas para a Câmara de Vereadores e à Prefeitura de uma cidade. Em Caxias do Sul, o partido Progressistas discute internamente sobre dois cenários ao Executivo. As alternativas dependem da decisão política do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

A legenda apenas vai participar da corrida ao paço municipal caso o ex-governador do Estado e ex-prefeito da cidade, José Ivo Sartori, decida não concorrer neste pleito eleitoral. O Progressistas visualiza que o nome de Sartori é muito forte em Caxias do Sul e venceria com facilidade as eleições do ano que vem. Essa visão é corroborada pelo presidente municipal da legenda, Ricardo Golin. Ele afirma que o político iria “patrolar” os outros candidatos.

“As atitudes que o Progressistas está tomando para 2020 comporta dois cenários. Um é a espera de uma posição do ex-governador e ex-prefeito [José Ivo] Sartori, pois se ele realmente for candidato o quadro é um pouco diferente. Neste cenário, não teríamos qualquer possibilidade de uma participação consistente no pleito, porque se o Sartori for às eleições, ele vai patrolar todas as outras candidaturas.”, avalia.

Segunda via: candidatura a prefeito

Sem o mdebista na disputa, a sigla trabalha no lançamento de uma chapa majoritária. Dois candidatos foram procurados para entrar nas eleições a prefeito. Sem citar nomes, o partido revela que um é empresário no município e o outro possui uma extensa carreira política em Caxias do Sul. Golin ainda afirma que o segundo cenário será para fortalecer os postulantes a vereador, pois o candidato ao Executivo ajudaria a divulgar seus nomes com o espaço permitido nos veículos de comunicação.

“Na majoritária tem dois possíveis candidatos. E também a atitude do partido é bem planejada, uma vez que possuiríamos um nome para potencializar a campanha dos nossos vereadores. Na reunião com a nominata ao Legislativo pensamos em ocupar o espaço de rádio e televisão para erguer suas campanhas. Pretendemos eleger mais dois vereadores nas próximas eleições.”, revela.

O Progressistas conta com aproximadamente 18 pré-candidatos a uma cadeira no parlamento. A ideia é eleger uma nominata de cada região do município para que não ocorra uma disputa de votos entre os nomes da sigla. Golin conta que já dialogou com um responsável pelas demandas dos bairros Cidade Nova, Cidade Industrial e Reolon.

“Entrevistei um rapaz por duas horas. Ele vai atender a região do bairro Cidade Nova, Cidade Industrial e Reolon. Estamos buscando em diversos locais da região para que nenhum vá dividir os votos com outro.”, comenta.

A legenda observa que Caxias do Sul necessita de um prefeito que dialogue com a população, seja atencioso com todas as localidades e conheça as demandas do município. Esse foi o nono partido entrevistado no quadro “Radar das Eleições”.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais