Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Codeca registra 138 focos de lixões a céu aberto, em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Companhia recebe cerca de 100 solicitações de limpeza de lixões por mês

Foto: Acervo Codeca

Os lixões em Caxias do Sul, formados pelo descarte inadequado de resíduos em áreas urbanas trazem problemas ambientais e de saúde pública. Para atender a demanda de limpeza desses locais, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) possui equipes específicas compostas por três caminhões e nove funcionários. Outras duas equipes são direcionadas para recolhimento de itens de grande volume em regiões que possuem contêineres e um grupo voltado para a coleta de móveis e eletrodomésticos, a partir de solicitações agendadas na Central de Atendimento ao Cidadão.   

As solicitações de limpeza dos lixões podem ser feitas por qualquer pessoa da comunidade. Porém é preciso fazer o registro na Central, também conhecida como Alô, Codeca. O portal funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, pelo fone 3224.8000. Segundo Ricardo Becker, gerente operacional da Codeca, há 138 focos mapeados no município, utilizados como local de descarte de todo tipo de resíduo, a céu aberto, a exemplo das proximidades do complexo Dal Bó, no bairro Nossa Senhora do Rosário.

Outra dificuldade encontrada é o descarte de restos de construção civil, que não podem ser recolhidos pela Codeca, pois o aterro sanitário é licenciado para destinação e tratamento de resíduos sólidos urbanos. Localizado no distrito de Vila Seca, o aterro gerenciado pela Codeca não pertence à classificação A, que permite o recebimento de materiais de construção. Por isso, Becker afirma que eventualmente, é necessário o auxílio da equipe do departamento de Construção Civil (DCC), com o uso de retroescavadeira e caminhão caçamba a fim de complementar a limpeza de grandes acúmulos de lixo. A coleta para restos de construção deve ser feita por empresas privadas, responsáveis pelo recolhimento de entulhos.

  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais