Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Codeca registra 138 focos de lixões a céu aberto, em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Companhia recebe cerca de 100 solicitações de limpeza de lixões por mês

Foto: Acervo Codeca

Os lixões em Caxias do Sul, formados pelo descarte inadequado de resíduos em áreas urbanas trazem problemas ambientais e de saúde pública. Para atender a demanda de limpeza desses locais, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) possui equipes específicas compostas por três caminhões e nove funcionários. Outras duas equipes são direcionadas para recolhimento de itens de grande volume em regiões que possuem contêineres e um grupo voltado para a coleta de móveis e eletrodomésticos, a partir de solicitações agendadas na Central de Atendimento ao Cidadão.   

As solicitações de limpeza dos lixões podem ser feitas por qualquer pessoa da comunidade. Porém é preciso fazer o registro na Central, também conhecida como Alô, Codeca. O portal funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, pelo fone 3224.8000. Segundo Ricardo Becker, gerente operacional da Codeca, há 138 focos mapeados no município, utilizados como local de descarte de todo tipo de resíduo, a céu aberto, a exemplo das proximidades do complexo Dal Bó, no bairro Nossa Senhora do Rosário.

Outra dificuldade encontrada é o descarte de restos de construção civil, que não podem ser recolhidos pela Codeca, pois o aterro sanitário é licenciado para destinação e tratamento de resíduos sólidos urbanos. Localizado no distrito de Vila Seca, o aterro gerenciado pela Codeca não pertence à classificação A, que permite o recebimento de materiais de construção. Por isso, Becker afirma que eventualmente, é necessário o auxílio da equipe do departamento de Construção Civil (DCC), com o uso de retroescavadeira e caminhão caçamba a fim de complementar a limpeza de grandes acúmulos de lixo. A coleta para restos de construção deve ser feita por empresas privadas, responsáveis pelo recolhimento de entulhos.

  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais