Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

RGE faz plantio de árvores nativas em Sarandi

por João Lima

Ação integra o projeto de Arborização Urbana da concessionária

Foto: Diário RS

Em linha com o compromisso de desenvolvimento sustentável de suas comunidades, a Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, levou para Sarandi o seu projeto de Arborização Urbana. A cidade de cerca de 30 mil habitantes da Região do Alto Uruguai está mais verde e foi contemplada com 200 mudas de árvores nativas de 9 espécies, que foram plantadas nesta semana em duas áreas indicadas pela prefeitura municipal.

O programa é desenvolvido pela Gerência de Meio Ambiente da RGE, desde 2005, em cidades da área de concessão que contemplem em seu plano diretor a arborização urbana e que enfrentem dificuldades para implementar essas ações. Em Sarandi, o plantio aconteceu em duas praças da cidade.

 

A Praça da Igreja, recebeu cerca de 40 mudas. Na praça Presidente Vargas, conhecida como Praça da Prefeitura, foram plantadas 160 árvores. Todas as árvores plantadas na cidade contemplam aspectos paisagísticos e ecológicos, estando em equilíbrio com os elementos urbanísticos do município, como redes elétricas. 

Nas duas praças, foram plantadas pela RGE mudas de Canafístula, Canjerana, Guajuvira, Ipê Roxo, Sibipiruna, Jacarandá, Louro Pardo, Primavera e Tarumã. 

De acordo com o consultor ambiental da RGE, Fabrício Hoeltz Steffens, o projeto da concessionária auxilia as comunidades no trabalho de preservação ambiental e incentiva municípios a criarem dispositivos legais para receber parcerias com empresas privadas, como a realizada em Sarandi. “As ações da Gerência de Meio Ambiente da RGE sempre buscam o desenvolvimento sustentável, a preservação e a possibilidade de contribuir com a qualidade de vida das pessoas que passam a residir em cidades mais arborizadas. Além disso, árvores plantadas em locais adequados, evitam a necessidade da realização de podas para conciliação com os elementos urbanos”, afirma Steffens.

Projeto de Arborização Urbana na RGE

O projeto de Arborização Urbana da RGE está em seu 11º ano e já fez o plantio de mais de 7 mil mudas em 88 municípios do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi premiada neste ano com o Troféu Onda Verde, da Editora Expressão. A distinção é dada a empresas do Sul do Brasil que contribuam com a preservação ambiental.

Desde 2005, quando iniciou, o Projeto de Arborização Urbana teve investimento de mais de R$ 900 mil no plantio de 46 espécies nativas do Estado. A ação foi pensada pela companhia para auxiliar as comunidades onde a empresa está presente na melhoraria do clima, na qualidade do ar e no paisagismo de cidades.

Todas as ações que ocorreram no decorrer dos últimos anos nas cidades foram desenvolvidas em parceria com os órgãos ambientais municipais e do Estado e fazem parte do programa de reposição florestal decorrente da construção e manutenção do sistema elétrico da RGE.

Além do Projeto de Arborização Urbana, a RGE realiza, todos os anos, outras duas campanhas que já distribuíram mais de 1,5 milhão de mudas no Rio Grande do Sul. Por meio da Campanha de Repovoamento da Araucária, a concessionária, desde 2002, fez a doação de mais 1 milhão de mudas da árvore, que é um dos símbolos do Estado e está ameaçada de extinção.

A companhia também realiza, anualmente, a Campanha Plante Árvores Nobres, em que são doadas à comunidade mudas de espécies nativas com o objetivo de valorizar espécies arbóreas raras e nobres e fomentar a geração de renda dos produtores rurais por meio do aproveitamento comercial futuro da madeira nativa. Nesta campanha, cerca de 450 mil mudas foram doadas desde 2003.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais