Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

População é convidada para se engajar nas ações da 4ª Semana Lixo Zero Caxias do Sul

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Com o tema ‘Não existe fora: meu lixo, minha responsabilidade’, a programação conta com dezenas de ações gratuitas para a comunidade participar entre 20 e 29 de outubro

Foto: Caxias Lixo Zero

No último domingo (8), o Coletivo Lixo Zero de Caxias do Sul apresentou a programação da 4ª Semana Municipal Lixo Zero de Caxias do Sul, maior evento sustentável da cidade. Com o tema ‘Não existe fora: meu lixo, minha responsabilidade’, a edição de 2023 é um convite à comunidade para repensar as próprias atitudes e a se responsabilizar sobre o ‘lixo’ que todos nós geramos, desde o consumo até o descarte. 

A programação da SLZ vai ocorrer entre os dias 20 e 29 de outubro com atividades presenciais, virtuais e híbridas, abrindo espaço para debates, questionamentos e ensinamentos sobre práticas sustentáveis. No total, mais de 50 ações e eventos foram cadastrados. A mobilização inclui parceria com estabelecimentos comerciais, que vão oferecer descontos e abrir espaço para iniciativas de consumo com menos lixo. Também haverá ecopontos espalhados pela cidade e mutirões de limpeza em praças e parques.

A abertura oficial do evento será na sexta-feira, dia 20, às 18h30 no Shopping Villagio Caxias, com a Exposição Fotográfica ‘Não existe fora’, de Lucas Lermen Fotografia. Entre os destaques da Semana Lixo Zero, no sábado, 21/10, está o Fórum: Inovação para Sustentabilidade e Agenda 2030, sobre ESG, Mudanças Climáticas e Economia Circular com painéis temáticos e workshops, na UCS. No dia 29/10, ocorre o Mega Drive para coleta de resíduos especiais e Feira Lixo Zero, na Universidade de Caxias do Sul. Entidades públicas e privadas e veículos de comunicação também organizam ações e auxiliam na divulgação das iniciativas.

A engenheira ambiental e embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil, Verônica Mandelli Grasselli, falou sobre o assunto. Confira em áudio acima.

 

A programação completa está disponível no site: www.caxiaslixozero.com.br

 

A saber:  a Semana Lixo Zero de Caxias do Sul foi instituída por lei municipal. É uma iniciativa do Coletivo Caxias Lixo Zero, ligado ao Instituto Lixo Zero Brasil, com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul. O evento ocorre simultaneamente em todo o país, e nas últimas edições teve mais de três mil eventos em 26 estados brasileiros, mobilizando mais de 1 milhão de pessoas. Em Caxias do Sul, na edição de 2022, mais de 73 mil pessoas foram impactadas com atividades presenciais, virtuais e híbridas, abrindo espaço para debates, questionamentos e ensinamentos sobre práticas sustentáveis.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais