Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Projetos dos portos de Arroio do Sal podem ser aprovados ainda neste ano

por Isadora Helena Martins

Construção dos empreendimentos deve ocorrer nas localidades de Rondinha e Arroio Seco. Obras devem iniciar até início de 2022, segundo prefeito Affonso Flávio Angst.

Foto: Divulgação / Sandro Leal/Prefeitura de Arroio do Sal

Arroio do Sal, a cidade escolhida para sediar o porto do Litoral Norte gaúcho, poderá receber dois empreendimentos. Duas empresas privadas se interessaram em viabilizar os empreendimentos, um no Balneário Rondinha e outro na localidade de Arroio Seco. Conforme o prefeito Affonso Flávio Angst (MDB), os projetos dos portos estão tramitando na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), vinculada ao Ministério da Infraestrutura, na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A expectativa é de que ainda no primeiro semestre deste ano possa ocorrer a liberação da execução de, pelo menos, um dos empreendimentos. “Estamos aguardando a liberação para construção dos portos que vão beneficiar muito o Rio Grande do Sul. Eu tenho, praticamente certeza, que essas licenças sairão este ano e também uma grande expectativa que no segundo semestre, próximo de 2022 se iniciem estas obras”, disse o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst, durante entrevista à Tua Rádio São Francisco. Ouça a entrevista completa AQUI.

O município foi escolhido como sede do porto do Litoral Norte em agosto de 2019, após relatório emitido pela Marinha. Torres era a outra cidade interessada em receber o porto, porém, conforme o estudo, não possuiria vazios de praia com extensão e morfologia compatíveis, enquanto Arroio do Sal possui extensões de praia adequadas para a construção do porto. O custo da obra é de aproximadamente R$ 2 bilhões e deve ser construído com dinheiro da iniciativa privada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais