Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Soledade completa 141 anos de emancipação político-administrativa

por Nayam Franco

Programação especial foi realizada durante a última semana para marcar a data

O município de Soledade completa nesta terça-feira, 29/03, 141 anos de emancipação político-administrativa

Soledade é conhecida, principalmente, pelo setor de industrialização de pedras preciosas que exporta 95% de seus produtos para o exterior.

Além disso, conta também com indústrias do ramo da metalurgia, erva-mate, madeira, trigo e desdobramento de mármores e granitos.

A área de exploração agrícola do município apresenta características bastante diversificadas, devido a sua topografia, onde se explora as culturas de soja, milho, canola, feijão preto, fumo, trigo, entre outros.

No Censo de 2010, contava com uma população de 30.044 mil habitantes, com a estimativa para 2015, 31.261mil.

Soledade conta com uma área territorial de 1.213,410 km², com uma densidade demográfica (habitantes por km²) de 25 pessoas.

 História

Neste 29 de março, a data comemora o desmembramento do município da vila de Passo Fundo, por ser reconhecida via Lei Provincial e elevada a freguesia de Nossa Senhora de Soledade para vila.

A vila de Soledade englobou, quando elevada, os distritos de Restinga do Botucaraí, Soledade e Lagoão que haviam sido desmembradas pela Câmara de Passo Fundo.

Em 1892, foram criados os distritos de Campo Bonito, Depósito, Jacuizinho, Espumoso e Vitória.

Em 1903, anexados os distritos de Lagoão, Colônia das Tunas e anexado ao município de Soledade.

Os distritos de Restinga, Colônia Camargo, Rincão de Santo Antônio e Coronel Dumoncel Filho foram anexados ao município de Soledade em 1910.

No de 1911, Soledade é constituída de 12 distritos: Campo Bonito, Colônia Camargo, Colônia das Tunas, Coronel Dumoncel Filho, Depósito, Espumoso, Sobradinho, Jacuizinho, Lagoão, Restinga e Rincão de Santo Antônio e Vitória.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 12 distritos: Borges Medeiros (ex-Espumoso), Colônia das Tunas, Colônia Camargo (ex-Coronel Ferreira), Coronel Dumoncel Filho, Depósito, Jacuizinho, Getúlio e Vitória.

Por decisão de um decreto Estadual, em 1938, o município é constituído de 7 distritos sub-dividido em 3 zonas: Soledade, Mormaço (ex-Ibirapuitã) e Depósito; Barros Cassal (ex-Coronel Dumoncel Filho), Camargo (ex-Coronel Ferreira) e Espumoso (ex-Borges de Medeiros), Fontoura Xavier (ex-Getúlio Vargas), Jacuizinho, sub-dividido em 2 zonas: Jacuizinho e Tunas (ex-Colônia das Tunas) e Maurício Cardoso (ex-Vitória).

Em 1948, é criado o distrito de Ibirapuitã. Sob a mesma Lei, o distrito de Depósito desmembra-se do município de Soledade por ter sido elevado à categoria de município.

Em divisão territorial de 1950, o município é constituído de 11 distritos: Soledade, Barros Cassal, Camargo, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Lagoão, Maurício Cardoso, Tunas, Depósito, Espumoso e Jacuizinho.

O distrito de Depósito passou a denominar-se Alto Alegre, em 1952. Em 1954, desmembra do município de Soledade os distritos de Espumoso e Jacuizinho, para constituir o novo município de Espumoso.

Em 1987, é desmembrado do município de Soledade o distrito de Tunas que fora elevado à categoria de município, neste mesmo ano, o mesmo aconteceria com Ibirapuitã.

O município de Lagoão desmembra-se do município de Soledade em 1988, sendo elevado à categoria de município.

No ano de 1992, o distrito de Mormaço é elevado à categoria de município e desmembra-se de Soledade.

Ouça a entrevista com Nicácio Lima, um dos conhecedores da história de Soledade

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais