Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Vereadores aprovam critérios para disciplinar formas de acorrentamento de cães e gatos em Caxias

por Pablo Ribeiro

A medida é de autoria do vereador Gilfredo De Camillis e inclui dispositivos no código municipal

Foto: Semma/Divulgação

O projeto de lei que busca ampliar a fiscalização a maus tratos contra animais em Caxias do Sul, assinado pelo vereador Gilfredo De Camillis (PSB) foi aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (26/09). A matéria busca incluir dispositivos no Código Municipal de Proteção aos Animais. Para se tornar lei, a medida depende agora da sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).

As regras, propostas pelo vereador Camillis, estabelecem que a contenção de cães, por meio de correntes, cordas ou similares sem a presença de responsável, respeite normas, tais como: área de circulação mínima de quatro metros quadrados, ou, se animal de grande porte, área de seis metros quadrados; disponibilidade de abrigo contra sol e chuva, com espaço suficiente para o cão girar com o corpo, com abertura de entrada compatível com o tamanho do animal e que não lhe cause ferimentos.

Outros dispositivos incluem, como exigências, área de circulação limpa e sem material que possa causar danos ao cão; acesso livre a comedouro e bebedouro limpos e com água limpa; uso de coleira ou peitoral de forma e material que não causem lesões ao animal.

Além disso, é permitido o uso de coleira, tipo enforcador, para prender o animal, somente durante passeio, com o acompanhamento de responsável. Mas, há proibições quanto a prender o cão diretamente com a própria corrente/corda ou similar, devendo ser utilizada coleira ou peitoral próprio ao animal, além do uso de cadeado para fechar a coleira no pescoço do animal.

Medidas similares valem para gatos. Se a matéria for sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais