Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

SMS promove segundo mutirão para solicitação de mamografias na Praça Dante Alighieri na sexta-feira (29/10)

por Clayton Camargo

Primeira edição, em frente ao Hospital Pompeia, beneficiou 233 mulheres

Foto: Cristiane Barcelos

Para dar oportunidade a mais mulheres, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza um segundo mutirão para solicitação de mamografias na sexta-feira (29/10), na Praça Dante Alighieri. Nesse dia, das 9h às 16h, mulheres com 40 anos ou mais poderão fazer o requerimento do exame. Posteriormente, a requisição deve ser encaminhada até a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da paciente para agendar a data da mamografia.

No primeiro mutirão, realizado em frente ao Hospital Pompeia no começo do mês, foram solicitadas 233 mamografias. O exame é a principal ferramenta para diagnosticar o câncer de mama nos estágios iniciais e aumentar as chances de cura no tratamento. Por isso, é de fundamental importância que seja feito anualmente. De acordo com dados da SMS, até agosto do ano passado foram realizadas 7.599 mamografias. No mesmo período, foram descobertos 29 novos casos.

Caxias do Sul é referência no combate ao câncer de mama. O município conta com o Programa de Vigilância ao Câncer de Mama (Vigimama), que desde então é responsável pelo monitoramento das mamografias realizadas pela rede pública e acompanhamento das pacientes até a confirmação ou não da doença, além da capacitação dos profissionais, para garantir a qualidade do exame.

Outro ponto é que no município as mamografias são ofertadas mais cedo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do que em grande parte do país. Isso porque a cidade segue a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia para adotar o exame a partir dos 40 anos de idade, enquanto o Ministério da Saúde garante o acesso a partir dos 50 anos.

Além disso, todas as mulheres devem realizar de forma regular o autoexame, mesmo as mais jovens. Caso notem qualquer alteração na região das mamas, devem procurar atendimento médico.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais