Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Bento Gonçalves lança edital para construção da usina de resíduos sólidos

por Isadora Helena Martins

As empresas interessadas na execução do projeto terão 45 dias para apresentar suas propostas

Foto: José Martim Stefanon/Prefeitura de Bento Gonçalves

A prefeitura de Bento Gonçalves apresentou na tarde desta terça-feira (24), no auditório da Famurs em Porto Alegre, os detalhes do edital que vai selecionar a empresa responsável pela construção da usina de resíduos sólidos no município. A prefeitura vai ceder o terreno para que os empreendedores construam e administrem o local pelo prazo de até 35 anos. As empresas interessadas na execução do projeto terão 45 dias para apresentar suas propostas e o prazo para conclusão da obra é de um ano.

O projeto da usina de tratamento e eliminação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) será implementado no formato de Parceria Público-Privada. A proposta de transformar os resíduos em energia alternativa é exclusiva neste modelo e também será a primeira no Rio Grande do Sul.

Elaborado pela PLANEX S/A, o documento é resultado de um período de consulta pública, a partir de apresentações e debates com a população. Segundo o consultor independente de engenharia da empresa, João de Almeida Coelho, a energia gerada neste processo será suficiente para cumprir a necessidade de todo o município. Até o primeiro semestre de 2019, todo o lixo orgânico produzido pela população deverá ser destinado para a usina.

Bento Gonçalves produz, em média, 110 toneladas de lixo por dia. Hoje, os materiais orgânicos são transportados por caminhões até o aterro sanitário de Minas do Leão, que fica a cerca de 180 quilômetros da cidade. Além da economia de R$ 250 mil por mês em transporte e destinação do lixo, o empreendimento ampliará o cuidado e o desenvolvimento de tecnologias eficientes na área ambiental. Em operação, a usina criará novas oportunidades de trabalho e aumentará a receita municipal com a comercialização da energia gerada através da transformação dos resíduos em gás, combustível ou outras substâncias industrializadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais